Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Evite acidentes com a Rede Elétrica

​​​Segurança sempre em primeiro lugar.

Nos processos e atitudes precisamos colocar em primeiro lugar a saúde e a segurança das pessoas. Por isso, é fundamental adotar dicas simples que reduzam riscos de acidentes e evitem choques elétricos e curtos-circuitos:

  • Instalação de Antenas

    Chame um técnico especializado para instalar ou consertar sua antena e escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico. Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa.

  • Na hora de construir

    Os profissionais envolvidos com a construção civil não podem construir ou reformar perto da rede elétrica. Procure a Energisa para orientá-lo sobre riscos na rede elétrica e a distância correta a ser respeitada, contida no Código de Posturas do seu município. Mantenha vergalhões, barras de ferro, escadas e andaimes longe dos postes e fios de energia, pois a simples aproximação pode provocar acidentes e choque elétrico. E atenção para manobrar guindastes e caçambas para que eles não se aproximem dos fios elétricos.

    No canteiro de obras é um risco fazer improvisos e gambiarras: coloque fita isolante nas emendas entre fios para evitar curto-circuito, não amarre fios em partes metálicas e não deixe fios elétricos no chão sem a devida proteção.

    • Toda instalação elétrica deve ser feita por eletricista profissional e ele deve sermpre desligar a chave geral do medidor. Lembre-se de proteger os aparelhos elétricos, fazendo aterramento (fio terra). Jamais suba em postes para fazer reparos na rede, além do risco de queda, você pode sofrer um choque. Deixe esse trabalho para os profissionais preparados.
    • Afaste-se de fios soltos ou caídos no chão, pois podem estar energizados e você pode sofrer um choque elétrico. É importante que você peça auxílio para isolar o local e impedir que outras pessoas se aproximem dos fios caídos. Comunique imediatamente à Energisa.
    • Nunca utilize aparelhos elétricos com mãos e pés molhados. A água conduz eletricidade e você pode sofrer um choque elétrico. Também é importante que você não abra equipamentos eletrônicos.
  • Segurança começa dentro de casa

    Interruptores e tomadas devem ser limpos apenas nas partes externas e somente com o pano seco. Dessa forma, você evita o risco de choques elétricos. Jamais jogue água ou passe pano molhado.

    A chapinha é um item indispensável para muita gente. Utilizá-la de forma correta evita choques elétricos e previne acidentes. Ao sair do banho, não utilize a chapinha com mãos e pés molhados. E lembre-se de não ficar com os pés descalços, use sempre um chinelo.

    Evite usar benjamins e extensões para não sobrecarregar as instalações. Utilize adaptadores e multiplicadores nas tomadas para evitar a sobrecarga.

     Utilize protetores plásticos nas tomadas ou substitua as tomadas por modelos mais modernos. Essa dica vale principalmente para quem tem crianças em casa. 

Fique atento a todas as recomendações da Energisa e evite imprevistos.

Compartilhe nas redes sociais

​​
​​​​