Perguntas Frequentes


Antes de procurar o atendimento, algumas das suas dúvidas podem ser esclarecidas aqui, facilitando seu caminho para a resolução.

O que é Energisa On?

Resposta: Energisa On é um aplicativo para smartfones e tablets onde o cliente tem acesso a serviços oferecidos pela empresa de forma prática, segura e fácil de usar.

Onde posso baixar o aplicativo?

Resposta: Para baixar o aplicativo Energisa On você deve utilizar a loja de aplicativos do seu smartfone/tablet ou através do site www.energisa.com.br/energisaon

Quanto custa o aplicativo?

Resposta: O Energisa On é um aplicativo gratuito e nunca será solicitado pagamento pelo uso do aplicativo. No entanto, você é responsável por quaisquer taxas associadas ao uso da internet e/ou mensagens de texto, conforme determinado pelo seu provedor de serviços móveis.

Quais aparelhos são compatíveis?

Resposta: Atualmente o aplicativo está disponível para aparelho celulares e tablets com sistema operacional Android*, iOS** e Windows Phone.

*Android a partir da versão 2.3 ou superior. **IOS a partir da versão 3 ou superior.

Como faço meu cadastro?

Resposta: Para utilizar o aplicativo você deve ser cliente da Energisa, titular ou representante autorizado do imóvel, que deseja utilizar para solicitar serviços ou informações.

  1. Tela Inicial de Cadastro
    1. Ao acessar o aplicativo será exibida em seu aparelho a tela de login;
    2. Para se cadastrar, deslize a tela para baixo, clique em Cadastre-se e siga as etapas.

    Esta é a tela de cadastro inicial. Preencha os dados solicitados e pressione LOGIN.

  2. Segunda tela de Cadastro Segunda tela de Cadastro
    1. Preencha os campos com seu CPF ou CNPJ, e-mail, celular e escolha uma senha. Clique em Enviar.

    Após preencher o formulário de cadastramento, você receberá um e-mail no endereço fornecido. Para concluir o processo de cadastramento, clique no link de confirmação.

Qual é o nível de senha mínimo? Como posso tornar minha senha mais segura?

Resposta: Ao criar uma nova senha, certifique-se de que ela possui no mínimo seis caracteres e prefira uma sequência complexa de números, letras e sinais de pontuação. Se a senha digitada não for segura o suficiente, tente utilizar letras maiúsculas e minúsculas ou aumentar a quantidade de caracteres de sua senha.

De modo ideal, a senha selecionada deve ser fácil de ser lembrada e difícil para pessoas que tentarem adivinhar. Para aumentar a segurança, sua senha do Energisa On deve ser diferente de outras senhas que você utiliza na Internet.

Como concluo o processo de registro e confirmo meu endereço de e-mail?

Resposta: Para concluir o processo de cadastro, você deverá confirmar que é o proprietário do endereço de e-mail utilizado para criar a conta. Dessa forma, saberemos que estamos enviando as informações da sua conta para a pessoa certa. Para confirmar o seu endereço de e-mail, clique no link no e-mail de confirmação de registro do Energisa On.

Se você não conseguir encontrar esse e-mail ou confirmar a sua conta, entre em contato conosco pelo email energisaon@energisa.com.br.

Por que recebi um e-mail de confirmação do Energisa On?

Resposta: Quando você cadastra no Energisa On, a Energisa envia um e-mail a você. Dessa forma, podemos nos certificar de que o endereço de e-mail vinculado à sua conta é realmente seu. Para essa confirmação, basta clicar no link que aparece no e-mail.

Se você não tiver se cadastrado uma conta no Energisa On e receber um e-mail de confirmação por engano, poderá desativar a conta em questão clicando no link no final da mensagem.

O que acontece se eu não confirmar a minha conta?

Resposta: Uma conta não confirmada pode permanecer no aplicativo por ,no máximo, três acessos. Depois deles, você não conseguirá acessar sua conta até que conclua essa etapa.

Como faço para entrar com minha conta no Energisa On?

Resposta: Na tela de login, o usuário deve informar o CPF ou CNPJ e a senha de acesso. Se você já tem cadastro no site da Energisa, basta usar o mesmo login para acessar sua conta.

Você também pode usar as redes sociais para acessar o aplicativo.

  1. Tela Inicial de Cadastro
    1. Você tem a opção de salvar a senha, marcando a opção logo abaixo do campo senha. Fazendo isto, não será necessário informar a senha ao entrar no sistema.

Quais os serviços disponibilizados no Energisa On?

Resposta: Estamos sempre trabalhando para criar novos recursos e melhorar os existentes.

Atualmente estão disponíveis os seguintes serviços:

  • Comunicar falta de energia
  • Alertar um problema
  • Consultar falta de energia
  • Extrato de contas pendentes e segunda via
  • Acompanhar solicitações
  • Histórico de Consumo
  • Solicitar religação
  • Consultar desligamentos programados
  • Localizar postos de atendimento e pagamento
  • Fale conosco e central de ajuda

Como comunicar uma falta de energia?

Resposta: Esta funcionalidade permite o cliente comunicar uma falta de Energia em seu imóvel ou em um endereço especifico.

  1. Ícone para comunicar falta de energia
    1. Ao clicar no ícone “Comunicar falta de energia” você terá três formas de informar onde está faltando energia:
      • Meu imóvel : selecione está opção se o problema de falta de energia for na sua residência ou imóvel.
      • CDC: selecione está se a falta de energia estiver ocorrendo em um imóvel especifico e você possui o numero de CDC (Código do consumidor) em mãos.
      • Endereço: selecione está opção se você quiser relatar um problema de falta de energia em um endereço especifico (exemplo: uma rua/avenida) e você não possui um CDC (Código do consumidor) de referência.
  2. Tela para comunicar falta de energia
    1. Cofira as informações e clique em avançar;
    2. Após clicar em “avançar” será exibida um tela onde você deve fornecer algumas informações adicionais e detalhes sobre a sua solicitação. Essas informações serão de grande importância para a Energisa direcionar a sua solicitação para equipes de atendimento.
  3. Tela para comunicar dar insformações adicionais
    1. Esta tela deverá solicitar os seguintes informações:
      • “O vizinho tem energia?”
        Recomendamos que antes que você abra uma solicitação de falta de energia, verifique se o seu vizinho tem energia. Essa informação ajudará a Energisa a entender melhor a extensão do problema.
      • “O disjuntor está ligado?”
        Verifique se o disjuntor de seu imóvel encontra-se ligado. O disjuntor fica localizado no quadro de distribuição de energia do seu imóvel. Recomendados que esta verificação seja feita antes da abertura de uma solicitação de falta de energia para evitar visitas improcedentes pela nossa equipe, um chamado improcedente pode gerar cobrança na sua próxima conta de luz.
      • “Existe risco de acidente?”
        Marque essa opção se a falta de energia estiver de alguma forma oferecendo risco a você ou a terceiros (exemplo: um cabo partido em sua rua ou calçada).
    2. No campo de observações, dê maiores detalhes sobre a sua solicitação como, por exemplo, ponto de referência.
    3. Clique em confirmar.
    4. Ao clicar em confirmar, a sua solicitação será processada e será exibida a tela de acompanhamento da sua solicitação. Agora é só aguardar que a Energisa irá atender a sua solicitação de acordo com o prazo informado.

Como consultar falta de energia?

Resposta: Através do aplicativo você poderá verificar se já existe algum chamado aberto referente à falta de energia em seu imóvel ou endereço especifico.

  1. Ícone para consultar falta de energia
    1. Ao clicar no ícone “Consultar falta de energia” você terá duas formas de consultar se há solicitações em andamento para falta de energia:
      • CDC: selecione esta opção se deseja verificar se há alguma comunicação de falta de energia aberta para sua residência ou imóvel especifico que você possui o CDC (Código do consumidor) em mãos.
        Ao selecionar esta opção, será aberta uma nova tela onde você deve informar o CDC que deseja consultar.
      • Endereço: selecione está opção para verificar se existe alguma comunicação de falta de energia para um endereço especifico (exemplo: uma rua/avenida) e você não possui um CDC (Código do consumidor) de referência.
        Ao selecionar está opção você deverá informar o endereço que deseja consultar, você deve informar a cidade, o bairro, a rua e um numero de imóvel mais próximo.
    2. Confirme as informações;
    3. Clique em enviar.
  2. Ao clicar em enviar, o sistema irá processar a sua solicitação. Se o fornecimento de energia estiver normal e não existir nenhuma solicitação cadastrada para o CDC ou endereço informado, será oferecida a opção de reportar o problema conforme imagem abaixo.

    Se já houver um chamado aberto para o CDC ou endereço informado, será exibida a tela de acompanhamento da sua solicitação. Agora é só aguardar que a Energisa irá atender a sua solicitação de acordo com o prazo informado.

Como faço para reportar um problema para a Energisa?

Resposta: Através do aplicativo Energisa On, você pode alertar a Energisa sobre um problema na rede elétrica, situações que ofereçam riscos ou fazer denuncias de furto de energia.

  1. Ícone para reportar um problema
    1. Clique no ícone de reportar um problema e será exibido uma interface de mapa mostrando a sua posição geográfica no momento. Para que a posição seja precisa, é importante que o seu aparelho esteja com a função de GPS ativada
  2. Tela para reportar um problema
    1. Clique no ícone de fotografia e selecione uma opção desejada;
    2. No campo de observações, dê maiores detalhes sobre a sua solicitação como, por exemplo, ponto de referência.
  3. Tela para reportar um problema
    1. Ao clicar em confirmar, será solicitado que confira as informações antes de enviar.

Como verificar as contas pendentes de pagamento?

Resposta: Você poderá consultar as faturas que se encontram pendente de pagamento.

  1. Ícone para verificar contas pendentes
    1. Ao clicar no ícone “Contas pendentes” será exibida uma lista com todas as contas pendentes*
  2. Listagem de contas pendentes
    1. Ao clicar sobre um item da lista, será exibida a tela atual com informações da fatura que encontra-se pendente de pagamento como: data de vencimento, numero de dias em atraso, valor da conta e o código de barras para que você possa realizar o pagamento.
  3. Informações da conta pendente
    1. Você tem a opção de fazer o download da segunda via da fatura ou copiar o código de barras. Para o download, certifique-se que você possui um visualizador de arquivos PDF instalado em seu smart.

*Em alguns correspondentes bancários, o prazo de compensação do pagamento ocorre em até no máximo 3 dias úteis. Caso este Status permaneça após este prazo entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

Como posso acompanhar as minhas solicitações feitas a Energisa?

Resposta: Através aplicativo, o cliente pode realizar o acompanhamento do andamento de uma solicitação feita a Energisa através do telefone pela nossa central de atendimento, pelo nosso site ou através do aplicativo Energisa On.

  1. Ícone para acompanhar as solicitações feitas a Energisa
    1. Ao clicar no ícone “Acompanhar solicitações”, será aberta a tela inicial onde você deverá informar o número do protocolo correspondente à solicitação para a qual deseja obter informações.
  2. Tela para acompanhar o histórico de solicitações
    1. Clique em enviar.
    2. Se não souber o numero do protocolo, consulte os últimos.
  3. Tela para ver detalhes da solicitação
    1. Ao clicar em enviar ou selecionar um item da lista dos últimos protocolos, a sua solicitação será processada e será exibida a tela de acompanhamento da sua solicitação.
  4. Tela para ver detalhes da solicitação
    1. Agora é só aguardar que a Energisa irá atender a sua solicitação de acordo com o prazo informado.

Como consultar meu histórico de consumo?

Resposta: Através do aplicativo Energisa On, você pode consultar sempre que quiser o seu histórico de consumo e ver quanto você está gastando por mês.

  1. Ícone para consultar histórico de consumo
    1. Ao clicar no ícone “Histórico de consumo”, será aberta a tela com um gráfico de consumo dos últimos 6 meses;
  2. Tela para consultar histórico de consumo
    1. Se você possuir mais de um imóvel cadastrado, você poderá navegar e consultar o histórico de consumo de todos os seus imóveis de forma fácil e prática, selecionando o que deseja consultar através de um seletor disponível no topo da tela.

Como eu consulto os desligamentos que estão programados para minha região?

Resposta: No aplicativo, você pode consultar as manutenções programadas para sua região através de uma interface de mapa.

  1. Ícone para consultar os desligamentos que estão programados para minha região
    1. Clique no ícone “Desligamentos Programados” e selecione a região que deseja consultar.
  2. Mapa delimitando as áreas que serão afetadas com a manutenção
    1. Será exibido um mapa delimitando as áreas que serão afetadas com a manutenção, com informações dos logradouros, data e horário da interrupção.

Como localizo uma agencia de atendimento ou local para pagamento?

Resposta: Através do aplicativo Energisa On, você pode consultar sempre que quiser o endereço de agencias para atendimento presencial ou postos credenciados para pagamento de contas.

  1. Ícone para localizar agência de atendimento ou local para pagamento.
    1. Clique no ícone “Atendimento e Pagamento”, e selecione uma cidade.
  2. Listagem de agência de atendimento e de locais para pagamento.
    1. Será exibida uma lista de postos de atendimento ou pagamento. Filtre ou selecione aquela que desejar.
  3. Mapa com localização de agência
    1. Você ainda pode consultar aquelas que estiverem mais próximas de você selecionando a opção “Próximas a mim”.

*Em alguns correspondentes bancários, o prazo de compensação do pagamento ocorre em até no máximo 3 dias úteis. Caso este Status permaneça após este prazo entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

Desejo solicitar um serviço que não está disponível no aplicativo, o que devo fazer?

Resposta: Você pode a qualquer momento entrar em contato conosco através de nossa central de atendimento ou você pode solicitar que a Energisa ligue para você, através do serviço “Ligo Já” disponível no aplicativo Energisa On*.

  1. Tela para solicitar um serviço que não está disponível no aplicativo
    1. Clique no ícone “Ligo Já” disponível barra inferior do aplicativo.
    2. Clique no botão “Experimentar agora”.
    3. Confirme o numero de telefone móvel que você deseja receber a ligação.
    4. Ao confirmar o registro, você receberá uma mensagem de confirmação e agora basta aguardar, que a Energisa entrará em contato com você através do numero informado.
*Este serviço está disponível de segunda à sexta das 07:00hs as 23:00hs e nos sábados e domingos das 10:00hs as 22:00hs podendo haver períodos de interrupções em caso de manutenções e melhorias. **Esse prazo para contato poderá variar dependendo da demanda de agendamentos.

Ainda tenho duvidas sobre o aplicativo, como posso entrar em contato?

Resposta: Se você ainda tem alguma dúvida sobre o aplicativo Energisa On, ou está com alguma dificuldade e não encontra respostas neste documento, entre em contato conosco através do email energisaon@energisa.com.br.

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