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Solicite uma Nova Ligação

​​​​​​​​​​Serviço de ligação

O Serviço de Ligação é a solicitação do fornecimento de energia elétrica à Unidade Consumidora que está sendo conectada à rede de distribuição pela primeira vez (em caso de construção nova ou tronando-se o primeiro morador no imóvel).

Para que a Energisa faça a ligação da energia elétrica em sua residência, é necessário que você construa e instale corretamente um Padrão de Entrada de Energia, de acordo com a Norma NDU 001​

Padrão de Entrada é o conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis para ligação.

Para montar o Padrão de Entrada indicado para o seu imóvel vai depender do tipo de ligação, que pode ser Monofásica, Bifásica ou Trifásica, e do local adequado para sua instalação, que pode ser em poste, pontalete, muro ou parede.

Com o Padrão de Entrada correto, você economiza tempo, dinheiro, evita danos nos eletrodomésticos e agiliza a sua ligação.

Requisitos para atendimento

Antes de iniciar o pedido da ligação nova verifique se o local (construção do padrão de ligação), está de acordo com as seguintes situações:

- A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão.

- A construção do padrão de entrada de serviço deverá estar de acordo com as Normas T​écnicas da ABNT e da Energisa.

- A existência de rede de energia no local deve estar a até 40 metros de distância, caso contrário deverá ser solicitada uma extensão de rede para atendimento ao pedido de ligação.

- Relação da carga instalada no local:

  • Carga instalada igual ou inferior a 21kW, com entrada individual, atendida através do sistema de distribuição aéreo; ou
  • Carga instalada igual ou inferior a 21kW em propriedade com no máximo 4 (quatro) unidades monofásicas ou 2 (duas) trifásicas, atendida através do sistema de distribuição aéreo.

- Não existência de débitos vencidos e reavisados em nome do consumidor na área de concessão da Energisa.

- Para unidades agrupadas, não existir mais de duas unidades no mesmo endereço.

- O valor da demanda não deve ser superior a 32,9 kVA.

Caso a situação de sua unidade consumidora não se encaixe nos requisitos acima, será necessário um estudo de adequação da rede antes da ligação, com possíveis custos para o solicitante. Acesse nossos Canais de Atendimento veja como solicitar a Avaliação das Condições Técnicas e obter a documentação necessária.

Ver normas técnicas

Preparação e vistoria do local

O pedido da ligação nova deve ser solicitado pelo cliente após a preparação do local (construção do padrão de ligação), que deverá estar de acordo com as Normas Técnicas da Energisa.

Além do Padrão de Entrada, é necessário que a construção tenha o apoio de eletricistas ou instaladores capacitados para que o dimensionamento técnico dos materiais e equipamentos elétricos e de segurança estejam em conformidade com a Normas Técnicas da Energisa, para que a vistoria do local seja aprovada.

Para as unidades consumidoras residenciais que possuam carga instalada superior a 15 kW e todas as outras instalações que não são residenciais é necessário que a preparação da parte elétrica seja executada por um profissional habilitado pelo CREA/RJ mediante a apresentação da Guia de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART devidamente quitada.

Vistoria​

A Energisa efetuará vistoria no local para verificar se o mesmo está preparado conforme todas as Normas Técnicas. Se o imóvel estiver com a preparação de acordo a nova ligação será viabilizada, sem a cobrança de taxas.

A vistoria pode ser reprovada caso a equipe da Energisa não tenha acesso às instalações ou se o padrão de ligação apresentar algum tipo de irregularidade. O cliente deverá resolver todas as pendências encontradas pela companhia para que seja feito uma nova vistoria.

Assim que forem sanadas as pendências, o cliente deve entrar em contato pelos nossos Canais de Atendimento.

As pendências serão cobradas na fatura de energia elétrica, de acordo com os valores estabelecidos em Resolução da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, no item "Vistoria de unidade consumidora".

Prazos

Vistoria do local para a ligação

  • 3 (três) dias úteis a partir da solicitação do cliente (área urbana).
  • 5 (cinco) dias úteis a partir da solicitação do cliente (área rural).

Ligação

  • 2 (dois) dias úteis, a partir da aprovação da vistoria (área urbana).
  • 5 (cinco) dias úteis, a partir da aprovação da vistoria (área rural).

Como solicitar

Para solicitar um Nova Ligação, o cliente deve apresentar o Cadastro de Pessoa Física – CPF¹ e da Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, de outro documento de identificação oficial com foto original ou uma cópia autenticada. Para indígenas que não possuírem os referidos documentos será admitido o Registro Administrativo de Nascimento do Indígena - RANI.

O serviço de ligação é gratuito, porém se houver mais de uma visita à Unidade Consumidora² devido à irregularidade técnica no padrão, será cobrado o valor do serviço de vistoria para ligação.

  • O atendimento desta solicitação está condicion​ado à apresentação da documentação necessária através dos nossos Canais de Atendimento.
  • ¹ Será verificado no site da Receita Federal se o documento pertence ao titular informado e a situação cadastral. Nos casos onde o CPF estiver cancelado ou anulado a solicitação do cliente não poderá ser atendida, o cliente deverá regularizar o CPF junto à Receita Federal e entrar em contato com um dos Canais de Atendimento da Energisa.
  • ² Será verificado se o cliente possui débitos em outras Unidades Consumidoras da área de concessão, e se a UC está localizada em área de proteção ambiental.
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