Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Evite acidentes com a Rede Elétrica

​​​Segurança sempre em primeiro lugar.

Nos processos e atitudes precisamos colocar em primeiro lugar a saúde e a segurança das pessoas. Por isso, é fundamental adotar dicas simples que reduzam riscos de acidentes e evitem choques elétricos e curtos-circuitos:

  • Instalação de Antenas

    Chame um técnico especializado para instalar ou consertar sua antena e escolha um local distante da rede elétrica, pois a simples aproximação das partes metálicas das antenas com os fios pode provocar um choque elétrico. Se a antena encostar nos fios da rede elétrica, jamais tente segurá-la ou retirá-la. Nesse caso, comunique imediatamente à Energisa. Portanto, mantenha uma distância de segurança para evitar acidentes.​

  • Na hora de construir

    Os profissionais envolvidos com a construção civil não podem construir ou reformar perto da rede elétrica. Procure a Energisa para orientá-lo sobre riscos na rede elétrica e a distância correta a ser respeitada, contida no Código de Posturas do seu município.  

    - No canteiro de obras é um risco fazer improvisos e gambiarras: coloque fita isolante nas emendas entre fios para evitar curto-circuito, não amarre fios em partes metálicas e não deixe fios elétricos no chão sem a devida proteção;
    - As construções devem respeitar a distância mínima de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical;
    - No momento da construção, os andaimes devem considerar as mesmas distâncias de segurança: 2m na horizontal e 3m na vertical;
    - Tenha cuidado ao manusear objetos metálicos (vergalhões, escadas, réguas, andaimes e outros). Evite tocá-los ou aproximá-los da rede elétrica;
    - Tenha cuidado ao operar caminhões com caçamba, guindastes, betoneiras e escavadeiras próximas à rede elétrica.​
    - Nunca utilize aparelhos elétricos com mãos e pés molhados. A água conduz eletricidade e você pode sofrer um choque elétrico. Também é importante que você não abra equipamentos eletrônicos.
    - Toda instalação elétrica deve ser feita por eletricista profissional e ele deve sermpre desligar a chave geral do medidor. 

  • Segurança com Energia Elétrica dentro de casa

    Interruptores e tomadas devem ser limpos apenas nas partes externas e somente com o pano seco. Dessa forma, você evita o risco de choques elétricos. Jamais jogue água ou passe pano molhado.

    A chapinha é um item indispensável para muita gente. ​Utilizá-la de forma correta evita choques elétricos e previne acidentes. Ao sair do banho, não utilize a chapinha com mãos e pés molhados. E lembre-se de não ficar com os pés descalços, use sempre um chinelo.

    Evite usar benjamins e extensões para não sobrecarregar as instalações. Utilize adaptadores e multiplicadores nas tomadas para evitar a sobrecarga.

    Utilize protetores plásticos nas tomadas ou substitua as tomadas por modelos mais modernos. Essa dica vale principalmente para quem tem crianças em casa. 

  • Segurança com Energia Elétrica na Rua​​

    Cabo Partido
    Os cabos da rede elétrica podem se partir por diversas causas: vandalismo, pipas na rede, colisões de veículos em postes, excesso de carga por ligação à revelia, árvores na rede, dentre outras. E, mesmo partidos e sobre o solo, os cabos podem estar energizados. Por isso, é importate as seguintes orientações:
    - Nunca toque ou se aproxime de cabo partido;
    - Não tente socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido. Você, certamente, será eletrocutado também;
    - Nas colisões de veículos com os postes da rede elétria, os cabos elétricos poderão cair sobre o solo, cercas, sobre residÊncias ou sobre veículos. Nesse caso, não saia de dentro do carro;
    - Em qualquer dos casos citados acima, ligue imediatamente para a nossa Central de Atendimento: 0800 790 196.

    Árvores na Rede
    Nunca realize poda de árvores ou escale uma árvore que esteja próxima à rede elétrica. Os galhos próximos à rede podem conduzir energia elétrica e causar graves acidentes.​​

    Pipas
    - Não solte Pipas próximos à rede elétrica;
    - Nunca tente retirar pipas presas na rede elétrica;
    - Jamais utilize cerol ou fio metálico. Eles conduzem energia elétrica e podem causar choques elétricos.

    Postes da Rede Elétrica
    - Nunca escale os postes da rede elétrica. Somente os colaboradores da ENERGISA podem fazer serviços na rede elétrica. Eles possuem capacitação e equipamentos apropriados para o controle do risco de acidentes.

    Furtos de Energia:
    ​Os furtos de energia elétrica e as ligações clandestinas implicam em riscos aos usuários, moradores, vizinhos próximos às ligações irregulares. Os principais riscos são:
    - Choque elétrico;
    - Curto-circuito;
    - Incêndios;
    - Interrupção de energia;
    - Aumento de carga com possibilidade de rompimento de cabos.​

    Manobras e manuseios de maquinas agrícolas e equipamentos de aguindar, Veículos basculantes
    - Não manobrar veículos de guindar, caçambas ou maquinas agrícolas embaixo de elétrica porque podem invadir a distância de segurança ou mesmo vir a tocar provocando curto e consequente queda do cabo e se constituir em cabo energizado no solo;
    - Nas situações de manobras e manuseios com veículos ou equipamentos de guindar, solicite o desligamento da rede ligando para a nossa central de atendimento: 08000 79 0196.​

    Instalação de Outdoors
    Ao instalar outdoors, tome o devido cuidado para que eles não toquem ou caiam sobre a rede elétrica.

    Aterramento e seccionamento de cercas
    As cercas devem possuir isoladores(seccionadores) e aterramento dos arames sob cruzamento com a rede elétrica. Caso algum cabo elétrico caia sobre eles, o aterramento escoará a energia para o fio terra.

    Queimadas
    Não realizar queimadas sob as redes elétricas, elas provocam danos nas estruturas da rede, e curto circuito podendo acarretar quebra de cabos.

    Lixões clandestinos
    - Não acumular lixo debaixo ou próximo às redes elétricas, pois podem incendiar e provocar danos a rede elétrica;
    - Estes locais são atrativos para aves de grande porte (Urubu), podendo colidir com as redes e provocar curto circuito.


Fique atento a todas as recomendações da Energisa e evite imprevistos.

Compartilhe nas redes sociais

​​
​​​​