Tarifa Melhor Hora
CHEGOU A TARIFA MELHOR HORA.
Com ela, você aproveita tarifas reduzidas em diferentes faixas horárias do dia e da noite para economizar.
ENTENDA COMO FUNCIONA
Com a Tarifa Convencional, o modelo padrão vigente no Brasil neste momento, o valor da tarifa é único, independentemente do horário ou dia da semana que você consome. Com a Tarifa Melhor Hora, você pode aproveitar quatro valores de tarifa para otimizar o consumo e reduzir a conta de energia.
Confira abaixo a Energisa da sua área de concessão para conhecer a melhor hora de consumir energia e economizar:
ENERGISA SUL SUDESTE

ENERGISA PARAÍBA

ENERGISA TOCANTINS

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS
Mais oportunidade para controlar e economizar na conta de energia.

Poder economizar na conta, mesmo consumindo mais energia.

Você recebe uma parcial de consumo no meio do mês com informações para economizar na conta vigente.

Você aproveita uma tarifa exclusiva da Energisa, disponível apenas para clientes sorteados.

Finais de semana e feriados com tarifa econômica o dia todo.

Você pode retornar ao seu modelo tarifário anterior a qualquer momento.

Canal de atendimento especial para clientes da Conta Inteligente.

Você participa de um estudo inovador, exclusivo da Energisa, por 12 meses.
Dúvidas Frequentes
Conta Inteligente é o projeto de Sandbox Tarifário da Energisa.
Os Sandbox Tarifários são projetos promovidos, regulamentados, fiscalizados e aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento, que visam modernizar o setor elétrico brasileiro realizando experimentações relacionadas à aplicação de novas tarifas ou de novas formas de faturar o consumo de energia.
Com o objetivo de oferecer maior autonomia para o cliente se organizar, economizar e contribuir na melhoria da eficiência da distribuição de energia, a Energisa está atuando na experimentação de três modelos tarifários por meio do Conta Inteligente: Tarifa Melhor Hora, Tarifa Dinâmica Trimestral e Plano Pré-Pago.
As experimentações da Energisa ocorrem em um ambiente controlado, para um número de clientes selecionados e por tempo limitado de 12 meses. Após o encerramento do período, os participantes voltam automaticamente para o modelo convencional de fatura.
A Conta Inteligente, além de toda fiscalização da Aneel, é conduzida pela Energisa em parceria com a i4 Economic Regulation e um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
Tarifa Melhor Hora é um dos modelos tarifários que está sendo experimentado no projeto da Conta Inteligente e tem duração de 12 meses. Com ela, o custo do consumo de energia varia de acordo com quatro faixas horárias nos dias úteis. Em finais de semana e feriados, a tarifa econômica fica ativa 24h/dia.
Melhor Hora Paraíba:
-
Supereconômica: 06h a 15h: Organize seu consumo para aproveitar a tarifa super reduzida
-
Econômica: 0h a 06h + finais de semana e feriados: Oportunidade para economizar com a tarifa de valor reduzido;
-
Média: 15h a 18h: Tarifa intermediária para administrar o consumo consciente;
-
Hora de Pico: 18h a 0h: Atenção ao consumo de energia e evite desperdícios durante os horários com a tarifa mais cara em dias úteis
Melhor Hora Tocantins:
-
Supereconômica: 07h a 14h: Organize seu consumo para aproveitar a tarifa super reduzida
-
Econômica: 0h a 07h + finais de semana e feriados: Oportunidade para economizar com a tarifa de valor reduzido;
-
Média: 17h a 20h: Tarifa intermediária para administrar o consumo consciente;
-
Hora de Pico: 20h a 0h: Atenção ao consumo de energia e evite desperdícios durante os horários com a tarifa mais cara em dias úteis
Melhor Hora Sul-sudeste:
-
Supereconômica 09h às 14h: Organize seu consumo para aproveitar a tarifa super reduzida
-
Econômica 00h às 09h + finais de semana e feriados: Oportunidade para economizar com a tarifa de valor reduzido;
-
Média 14h às 18h | 21h à 00h: Atenção ao consumo de energia e evite desperdícios durante os horários com a tarifa mais cara em dias úteis
-
Hora de Pico 18h às 21h: Atenção ao consumo de energia e evite desperdícios.
Ou seja, o cliente pode planejar o consumo de energia em diversos horários do dia e da noite para conseguir economizar na conta de energia.
A Tarifa Melhor Hora possui quatro faixas horárias com valores diferentes de tarifa. Com ela, é possível planejar o consumo durante o dia e a noite para economizar na conta de energia.
Melhor Hora Paraíba (Residencial)
-
Supereconômica: 06h a 15h: R$ 0,30 kWh
-
Econômica: 0h a 06h + finais de semana e feriados: R$ 0,33 kWh
-
Média: 15h a 18h: R$ 0,79 kWh
-
Hora de Pico: 18h a 0h: R$ 1,44 kWh
Melhor Hora Tocantins (Residencial)
-
Supereconômica: 07h a 14h: R$ 0,38 kWh
-
Econômica: 0h a 07h + finais de semana e feriados: R$ 0,43 kWh
-
Média: 17h a 20h: R$ 1,54 kWh
-
Hora de Pico: 20h a 0h: R$ 2,47 kWh
Melhor Hora Sul-sudeste (Residencial)
-
Supereconômica 09h às 14h: R$ 0,37 por kWh
-
Econômica 00h às 09h + finais de semana e feriados: R$0,40 por kWh
-
Média 14h às 18h | 21h à 00h: 0,58 por kWh
-
Hora de Pico 18h às 21h: R$ 1,90 por kWh
A Energisa sorteou cerca de 3.500 clientes nas áreas de concessão da Sul-Sudeste, Paraíba e Tocantins, considerando consumidores residenciais e comerciais do grupo de baixa tensão. A amostra foi definida de forma aleatória, seguindo conceitos estatísticos elaborados junto com a consultoria i4 e um grupo de pesquisados da USP, para que consiga representar a população de cada empresa.
Os clientes sorteados, segundo o regulamento do programa com a Aneel, ficam com a Tarifa Dinâmica Trimestre vigente por 12 meses ou até que solicitem sua retirada do programa.
A Tarifa Melhor Hora permite que você possa organizar o seu consumo de energia elétrica para economizar na conta ao final dos 12 meses de programa.
Para conseguir os melhores resultados, é importante evitar o consumo na faixa Hora de Pico e concentrar uso de aparelhos elétricos nas faixas horárias Econômica e Supereconômica, especialmente aqueles de alta potência, como ar-condicionado, chuveiro elétrico, aquecedores, fornos elétricos ou ferro de passar roupa.
A Energisa envia informações relevantes por e-mail e WhtasApp que podem ajudar a economizar ainda mais ao longo do mês, como dados parciais de consumo por faixa horária e dicas para melhorar os resultados. Mantenha os dados atualizados nos canais digitais para receber esse conteúdo personalizado pelos canais de atendimento:
-
Energisa Sul-Sudeste: 0800 701 0326 ou WhatsApp: (18) 99120-3365
-
Energisa Paraíba: 0800 083 0196 ou WhatsApp: (83) 99135-5540
-
Energisa Tocantins: 0800 721 3330 ou WhatsApp: (63) 99222-6664
Você pode acompanhar o histórico de consumo dos últimos 12 meses nos canais digitais da Energisa: app Energisa ON, chat gisa.energisa.com.br ou na agência digital em .energisa.com.br/servicos
Além do histórico dos últimos meses, você também pode conferir como foi o consumo por faixa horária e se planejar para economizar mais nos próximos meses.
A Tarifa Melhor Hora tem duração de 12 meses. Após a finalização da experimentação, os clientes participantes voltam automaticamente para a tarifa convencional.
A Tarifa Melhor Hora tem impacto da Bandeira Tarifária normalmente, no entanto, não haverá alteração nos custos das tarifas com o reajuste anual previsto para a distribuidora.
Ou seja, a tarifa fica “congelada” durante os 12 meses de experimentação, mas pode ter os acréscimos previstos em meses de bandeira amarela ou vermelha.
Após 12 meses de experimentação, os clientes participantes voltam automaticamente para a tarifa convencional.
Caso o cliente queira voltar à tarifa convencional antes dos 12 meses, ele pode solicitar a sua retirada do programa direto pelo canal oficial da Energisa da sua região:
-
Energisa Sul-Sudeste: 0800 701 0326.
-
Energisa Paraíba: 0800 083 0196
-
Energisa Tocantins: 0800 721 3330
Uma vez retirado da Conta Inteligente, não é possível solicitar o retorno.
Não é possível solicitar a entrada no Conta Inteligente e na Tarifa Melhor Hora. O programa é exclusivo para clientes sorteados e qualquer alteração da amostra pode resultar em impactos no estudo.
A Energisa está com um canal de atendimento exclusivo para clientes participantes do projeto Conta Inteligente. Você pode entrar em contato conosco pelos canais:
-
App Energisa ON
-
Agência digital: energisa.com.br/servicos
Ou diretamente pelos contatos:
-
Energisa Sul-Sudeste: 0800 701 0326 ou WhatsApp: (18) 99120-3365
-
Energisa Paraíba: 0800 083 0196 ou WhatsApp: (83) 99135-5540
-
Energisa Tocantins: 0800 721 3330 ou WhatsApp: (63) 99222-6664
A Energisa envia informações relevantes da sua Conta Inteligente por e-mail que podem ajudar a economizar ainda mais ao longo do mês, como dados parciais de consumo por faixa horária e dicas para melhorar os resultados. Mantenha os dados atualizados nos canais digitais para receber esse conteúdo personalizado em gisa.energisa.com.br.
Caso queira saber mais informações sobre os projetos de Sandbox Tarifário que estão em andamento pelo Brasil, você também pode acessar as páginas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): Sandboxes Tarifários — Agência Nacional de Energia Elétrica (www.gov.br) e da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee): Sandboxes Tarifários (sandboxestarifarios.com.br)

Canais de
Atendimento
Precisa de ajuda? A Energisa está à disposição para atendê-lo! Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e resolva suas questões de forma rápida e eficiente.
Acesso Rápido