Instituto Energisa

O Instituto Energisa é uma organização dedicada a promover o desenvolvimento sustentável e social, por meio de projetos que transformam comunidades e fortalecem a educação, cultura e meio ambiente em diversas regiões do Brasil.

O Instituto Energisa nasce como uma afirmação pública de compromisso do Grupo Energisa com a agenda de Responsabilidade Social, que há 120 anos trabalha para o desenvolvimento das localidades onde atua. Temos orgulho de estar presente em todas as regiões brasileiras, com suas realidades e seus contextos socioculturais diversos entre si, diversidade esta que nos permite agir localmente, valorizando as riquezas desses territórios e nos conectando com as pessoas, com uma identidade nacional. É a partir do entendimento dessa rica diversidade, expressa nos diferentes estados e cidades em que estamos presentes, que o Instituto Energisa estrutura suas ações. Nosso propósito é fortalecer as potências locais e promover a troca de conhecimento inter-regional, valorizando e integrando os diferentes sotaques que compõem a rede de localidades atendidas pelo Grupo Energisa, através do desenvolvimento de ações de cunho socioculturais, esportivas, educativas e de inclusão produtiva.

Nos aproximamos da sociedade por meio de ações culturais e da manifestação dos valores regionais

Desde 2022, somos uma organização sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Energisa. Nosso propósito é fortalecer as potências locais e promover a troca de conhecimento inter-regional, valorizando e integrando os diferentes sotaques que compõem a rede de localidades atendidas pela mantenedora. Com foco no apoio sistemático à cultura regional, fazemos gestão e curadoria de centros culturais nas cidades de Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB). 

Mensagem do

Presidente

André Theobald

Uma das principais forças do Grupo Energisa é a sua capilaridade. A empresa atua em todas as regiões do país e um dos nossos diferenciais é a presença em cidades do interior, com uma forte estratégia de investimentos para desenvolvimento socioeconômico desses territórios. A companhia entende que trabalhar e valorizar essa diversidade regional é um dos pilares para o crescimento do negócio e a perenidade da empresa, consciência que existe desde o início de sua atuação enquanto negócio, há 119 anos.  
E, nesse cenário, entra o Instituto com adoção de uma abordagem de programações e produção cultural, que impulsionam economia criativa, inclusão social, educação ambiental e geração de renda.
Criado em 2022, o Instituto apoiou projetos culturais em dez estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Rondônia, Acre e São Paulo) e os investimentos da mantenedora ultrapassam a marca de 22 milhões.

Consulte nossos Editais e Relatórios

Confira nossos editais e relatórios. No Instituto Energisa, transparência é fundamental. Acesse documentos que detalham nossas iniciativas e acompanhe os processos seletivos que impulsionam o desenvolvimento social nas comunidades onde atuamos.

Explore nossos Espaços Culturais

Explore nossos espaços culturais. O Instituto Energisa valoriza a cultura e a arte, promovendo espaços que inspiram e enriquecem as comunidades. Descubra onde a criatividade e a história se encontram, gerando impacto social e cultural positivo.

    Usina Cultural Energisa

    Localizada na antiga sede da primeira subestação da capital da Paraíba, a Usina Energisa é um exemplo de ocupação cultural dos típicos galpões industriais construídos no início do século XX. 
    Desde sua criação, em 2003, o espaço cultural já recebeu mais de 5 mil eventos. Destaque para Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport); Prêmio Energisa de Artes Visuais; Fest-Aruanda; além de nove edições do tradicional Natal na Usina, realizado anualmente com o patrocínio do Grupo Energisa.  
    Uma programação permanente ocupa os espaços Galerias de Arte, Tenda da Música e sala Vladimir Carvalho, dedicados às artes plásticas, música, literatura, teatro, audiovisual, entre outras linguagens. A Usina ainda conta com o Café da Usina e uma belíssima área externa ideal para festivais e feiras criativas.
    Endereço: Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº 243, Tambiá, João Pessoa (PB)

    Horário de funcionamento: De terça a domingo das 10h às 22h. 
    Contatos: José Moura e Matheus Zumba 
    usinaenergisa.pb@energisa.com.br 
    (83) 2106 709

    Usina Cultural Nova Friburgo

    Inaugurada em 2001, a Usina Cultural Nova Friburgo (RJ) está localizada no antigo prédio do escritório da Companhia de Eletricidade da cidade, no centro da cidade

    Com três galerias, teatro/auditório e um Café, a Usina também conta com a abriga a Escola de Música da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.  

    Reconhecida como um dos principais centros culturais da região serrana fluminense, o centro cultural já recebeu projetos de grande repercussão para o cenário das artes visuais e economia criativa local, como a exposição “Mundo Circus”; o projeto de ocupação “Ocupa Usina”; “Flinf” e “Artes Urbanas”, em 2022.

    Endereço: Praça Getúlio Vargas, nº 55, Centro, Nova Friburgo (RJ)  

    Horário de funcionamento: De terça a sábado das 13h às 20h. Contatos: Mariana Pietrobon 
    usinacultural-nf@energisa.com.br 
    (22) 2522 3687 

    Centro Cultural Humberto Mauro

    Inaugurado no ano de 2002, nas instalações do antigo Cine Machado, o moderno Centro Cultural Humberto abriga o belíssimo cine teatro Paulo Cezar Saraceni e a galeria de arte, Zequinha Mauro. Entre os destaques da programação do Centro Cultural em 2023 estão: a exposição interativa “Os mundos depois de Mauro”, que fez uma breve retrospectiva da história do cinema e os avanços do mundo cinematográfico até a atualidade; o Projeto Musical “Som & Fúria”; além de oficinas e exposições de artes visuais.

    Endereço: Rua Cel. Vieira, nº 10, Centro, Cataguases (MG)

    Horário de funcionamento:

    - Programação cultural, de terça a sábado, das 08h às 11h30 e das 13h às 21h

    - Visitação Memorial Humberto Mauro, de terça a sábado, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30

    - Administração, de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30

    Contatos: Renatta de Oliveira Barb
    contato.fundacaoormeo.mg@energisa.com.br 
    (32) 3429-6479 

    Oficina de dança 40+
    Artes plásticas

    Anfiteatro Ivan Muller Botelho

    Anexo ao moderno prédio da Energisa, em Cataguases (MG), o Anfiteatro Ivan Muller Botelho é dedicado a apresentações teatrais e musicais de artistas locais realizadas através de editais de ocupação e cessão gratuita. O anfiteatro, que possui capacidade para 190 pessoas, já recebeu projetos produzidos localmente e foi palco de apresentações memoráveis com grandes nomes da música brasileira como Guinga, Macalé, Yamandú Costa, entre outros.

    Endereço: Av. Astolfo Dutra, nº 41, Centro, Cataguases (MG)

    Horário de funcionamento:

    - Programação cultural, de terça a sábado, das 08h às 11h30 e das 13h às 21h

    - Administração, de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30

    Contatos: Renatta de Oliveira Barbosa
    contato.fundacaoormeo.mg@energisa.com.br 
    (32) 3429-6479

    Conheça nossos Parceiros

    O Programa de Parceiros de Inovação da Energisa conecta startups, empresas e instituições para co-criar e implementar soluções inovadoras no setor de energia. Juntos, promovemos eficiência e sustentabilidade, acelerando a transição energética.

    Criada em 1987, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho é mantida pelo Grupo Energisa. A instituição analisa projetos culturais incentivados e gerencia espaços culturais como o Centro Cultural Humberto Mauro, Museu Energisa, Anfiteatro Ivan Müller Botelho, Memorial Humberto Mauro, Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho e Usina Cultural Energisa.

    Conheça a FOJB

    Saiba mais

    Criada em 1987, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho é mantida pelo Grupo Energisa. A instituição analisa projetos culturais incentivados e gerencia espaços culturais como o Centro Cultural Humberto Mauro, Museu Energisa, Anfiteatro Ivan Müller Botelho, Memorial Humberto Mauro, Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho e Usina Cultural Energisa.