
10/01/22 - 3 minutos de leitura
HartBR, parceira do Grupo Energisa, inaugura fábrica de religadores que atende mercado nacional e internacional
Religador monofásico é o primeiro produto desenvolvido em colaboração entre as empresas por meio do programa de P&D. O equipamento pode melhorar os indicadores de continuidade em 70% nos trechos em que foi instalado

10/01/22 - 3 minutos de leitura
HartBR, parceira do Grupo Energisa, inaugura fábrica de religadores que atende mercado nacional e internacional
Religador monofásico é o primeiro produto desenvolvido em colaboração entre as empresas por meio do programa de P&D. O equipamento pode melhorar os indicadores de continuidade em 70% nos trechos em que foi instalado
Com o objetivo de ampliar seus investimentos em inovação e diversificar seu portfólio de produtos e serviços, a Energisa reforça sua parceria com a HartBR, empresa que acaba de inaugurar uma fábrica de religadores monofásicos em Atibaia (SP), desenvolvedora do equipamento e responsável por sua fabricação e comercialização. O empreendimento é resultado de um projeto de pesquisa que criou um modelo de religador totalmente diferenciado do que já existe no mercado.
Além de ser uma solução inovadora, os equipamentos diversificaram os negócios da Energisa, que utiliza os religadores em suas distribuidoras.
Desenvolvido com tecnologia de ponta, o religador Rocket-1 é o primeiro projeto de pesquisa da companhia que se tornou um produto comercial, criado a partir de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O novo equipamento tem por objetivo proteger o sistema elétrico, isolando trechos onde ocorreu falha na rede de outros pontos do circuito de distribuição e permitindo, assim, o fornecimento do serviço nessas áreas. Dessa forma, a instalação dos religadores melhora a qualidade da prestação do serviço de distribuição de energia para os clientes. Adicionalmente, sua aplicação garante a melhoria dos indicadores de continuidade do serviço na faixa de 60% a 70% nos pontos onde é instalado.
O modelo desenvolvido também apresenta outras vantagens: é disruptivo em relação aos disponíveis no mercado, principalmente por possibilitar a operação remota por meio de um rádio embarcado no próprio equipamento, sem a necessidade de utilizar qualquer componente adicional instalado no poste. Além disso, armazena energia em supercapacitores que, diferentemente das baterias, foram projetados para ter o mesmo tempo de vida útil do equipamento e não requerem substituições periódicas. Essas duas características reduzem consideravelmente os custos de manutenção a serem realizados pelas concessionárias. Outro aspecto importante do equipamento, que o diferencia de seus concorrentes, é que, após suas operações e tentativas de religamento de energia, ele não se desconecta fisicamente da rede. Isso permite ao operador do sistema enviar comandos remotos ao religador e restabelecer o fornecimento de energia à distância mais rapidamente, evitando, assim, a necessidade de envio de uma equipe ao local de instalação. Dessa forma, os custos operacionais do serviço podem ser reduzidos.
A inovação representa um avanço para que a energia seja um bem universal e acessível para todas as pessoas e que também seja responsável com o planeta. O novo religador representa uma solução concreta para melhorar a gestão da rede de distribuição e consequentemente a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. Adicionalmente diversifica as oportunidades de negócio com a comercialização de produtos”, afirma Alexandre de Castro, Gerente de Inovação da Energisa.
Por meio da parceria com a HartBR, os religadores foram fabricados e comercializados para empresas do Brasil e de outros países. Há contratos com distribuidoras na Colômbia, Costa Rica, Espanha e Angola.
A HartBR tem capacidade de produzir até 250 religadores por mês e, em 2022, irá dobrar a linha de montagem para atender o mercado nacional e internacional.
Até o momento, a Energisa adquiriu mais de 500 religadores Rocket-1, com projeção de dobrar o volume de aquisições em 2022.
Entre os estados onde a empresa atua em distribuição e que já contam com os equipamentos estão Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Acre.
Notícias mais lidas

18/08/20 - 1 minuto de leitura
Os canais de atendimento estão funcionando normalmente? Os canais de atendimento estão funcionando normalmente?