
15/10/25 - 4 minutos de leitura
Conta de luz sem surpresa: Energisa lança teste de cobrança fixa no MS
Modelo inédito no Brasil prevê valor mensal calculado a partir do histórico do cliente, com acerto ao fim do plano escolhido

15/10/25 - 4 minutos de leitura
Conta de luz sem surpresa: Energisa lança teste de cobrança fixa no MS
Modelo inédito no Brasil prevê valor mensal calculado a partir do histórico do cliente, com acerto ao fim do plano escolhido
Em mais uma etapa do sandbox tarifário, projeto de experimentação de novas modalidades tarifárias, conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Grupo Energisa inicia em outubro a captação de voluntários para testar o Plano Fixo, um novo formato experimental de Conta Inteligente — nome dado pela empresa à iniciativa em suas distribuidoras. O modelo será aplicado exclusivamente em Mato Grosso do Sul, estado que apresenta grande variação climática ao longo do ano, o que acaba causando variações no valor da fatura. O objetivo é oferecer mais previsibilidade ao consumidor, que poderá pagar o mesmo valor pela conta de luz por até 12 meses, com ajuste de saldo ao final do período escolhido.
O valor mensal será individualizado, calculado com base no histórico de consumo de cada cliente, acrescido de projeções de demanda e de reajustes tarifários. A proposta, já utilizada em mercados internacionais, transforma um gasto variável em fixo e facilita o planejamento financeiro das famílias. Durante o período de adesão, a distribuidora continuará registrando o consumo real e, ao fim de três, seis ou doze meses, fará o acerto conforme o plano escolhido. Quem tiver consumido menos receberá crédito e quem tiver consumido mais pagará a diferença.
No Plano Fixo, não há mudança na tarifa, mas na forma de cobrar pelo consumo. O valor da fatura é determinado com base no consumo médio de cada cliente nos últimos 12 meses. O objetivo é oferecer menos variação mensal no valor da conta de luz, o que ajuda a reduzir o impacto de meses mais pesados no orçamento, como janeiro, que concentra gastos extras e contas de luz mais altas em Mato Grosso do Sul, por causa do calor. Com o Plano Fixo, o peso do consumo a mais em janeiro, por exemplo, será diluído nos demais meses. O objetivo do projeto é conseguir uma resposta comportamental: o cliente prefere a surpresa ou não? É um novo conceito de pensar o gasto de energia”, explica Rodrigo Santana, diretor de Regulação e Estratégia da Energisa.
Outros testes
Os consumidores participantes dos testes poderão escolher algumas personalizações no seu modelo de plano. Além da cobrança estável, eles receberão informes periódicos de consumo — um documento detalhado com as informações de uso da eletricidade e de como está o saldo entre a energia consumida e a contratada. A distribuidora trabalhará com três informes: mensal, trimestral e semestral. O objetivo dessas personalizações é avaliar novas formas de apresentar o consumo à população, mais digitalizada, simples e resumida, além de testar evoluções de processos operacionais da distribuidora.
O Plano Fixo inclui todos os itens já presentes na conta de luz, como tarifa, tributos, taxa de iluminação pública e bandeiras tarifárias. Para fins de comparação e como mais uma personalização, parte dos participantes poderá optar por receber uma cobrança adicional sempre que houver bandeira amarela ou vermelha, como acontece no modelo atual. A proposta é observar se, ao perceber esse sinal de custo extra, o consumidor muda seus hábitos de consumo, mesmo sabendo que o ajuste de saldo continuará sendo feito ao término do período escolhido.
E para ampliar os resultados dos testes, outro grupo começará a experiência com o Plano Fixo em março, quando as contas em Mato Grosso do Sul já não sofrem o impacto do verão, permitindo comparar percepções distintas.
A adesão dos consumidores que quiserem experimentar o Plano Fixo será feita pelo aplicativo Energisa ON ou pela agência digital (energisa.com.br) e estará aberta a clientes de oito cidades representativas do estado — Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana e Coxim. Poderão participar apenas consumidores com ao menos 12 meses de histórico de consumo, que estejam em dia com as faturas e não sejam beneficiários de programas como a Tarifa Social. A participação implica receber a fatura digital e realizar o pagamento via PIX automático.
Pioneirismo no estudo de diferentes modelos tarifários
O Plano Fixo da Conta Inteligente é conduzido pela Energisa em parceria com a Essenz Soluções, sob supervisão da Aneel. Desde novembro de 2024, outros dois modelos estão em teste em São Paulo, Paraíba e Tocantins: a Tarifa Melhor Hora, que varia conforme o horário do consumo, e a Tarifa Dinâmica Trimestral, que antecipa o valor da tarifa para os três meses seguintes.
Os diferentes modelos de Conta Inteligente que estamos testando contribuem para o projeto de sandbox tarifário da Aneel e têm o objetivo de avaliar o comportamento do cliente e medir as mudanças na prática. Isso é essencial para a modernização do sistema elétrico brasileiro, em linha com práticas adotadas há anos no exterior, e vai ajudar a desenhar o novo ou novos modelos tarifários brasileiros”, afirma Santana.
Diferentemente do que acontece com o Plano Fixo da Energisa Mato Grosso do Sul, que requer que os clientes se inscrevam para participar dos testes, nos dois modelos aplicados na ESS, na EPB e na ETO, os participantes foram pré-selecionados por meio de sorteio randômico feito pela Energisa, conforme cálculo amostral realizado pela USP. Em todos os casos, porém, o consumidor pode decidir sair do projeto a qualquer momento.
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