03/11/25 - 2 minutos de leitura
Grupo Energisa adquire participação majoritária em planta para produção de biometano no Paraná
Usina, que será a segunda da Companhia, terá capacidade de produzir 28 mil m³/dia de biometano
 03/11/25 - 2 minutos de leitura
Grupo Energisa adquire participação majoritária em planta para produção de biometano no Paraná
Usina, que será a segunda da Companhia, terá capacidade de produzir 28 mil m³/dia de biometano
O Grupo Energisa concluiu, nesta segunda-feira (03/11), a aquisição de 52% da Lurean, empresa localizada em Carambeí, no Paraná, e que atua no tratamento de resíduos e comercialização do adubo orgânico. Com esta aquisição, será construída a segunda usina de produção de biometano da Companhia, com capacidade de produção de 28 mil m³/dia do biometano a partir da sua conclusão. O investimento total estimado para implantação da usina é de R$100 milhões e a previsão entrada em operação comercial é no 1T28.
A transação fortalece a estratégia de diversificação de portfólio do Grupo Energisa, com ampliação da presença no segmento de biometano e biofertilizantes, além do reconhecimento como empresa de soluções completas em energia voltadas para demandas dos clientes por combustíveis de baixo carbono e o impulsionamento da economia circular sustentável nas cadeias produtivas agroindustriais.
A Lurean se destaca pela localização estratégica, com proximidade de indústrias geradoras de resíduos agroindustriais, produtores agrícolas que demandam adubos e fertilizantes, além de grandes indústrias consumidoras de gás natural e que desejam descarbonizar a sua produção, adotando o biometano.
“Entramos no mercado de gás natural e biometano em 2023 e, com a nossa experiência centenária em gestão de ativos, estamos contribuindo para o desenvolvimento do setor porque acreditamos que a matriz energética brasileira precisa se diversificar ao mesmo tempo que promovemos de forma segura, acessível e sustentável novas fontes usando todo potencial natural que dispomos. Assim como em todos os negócios em que o Grupo Energisa atua, buscamos escalar de forma segura e neste investimentos estamos incorporando a experiencias que adquirimos na nossa planta de Santa Catarina”, diz a diretora-presidente dos Negócios de Gás do Grupo Energisa, Débora Oliver. A usina de biometano da Agric, empresa que foi aquirida no ano de 2023, produzirá 25 mil m³/dia do biogás a partir do 1T26.
A executiva destaca ainda que a ampliação da atuação do Grupo no mercado de biometano acontece em momento estratégico e pelo ótimo ambiente de negócios do estado do Paraná.

“O biometano é uma solução energética eficiente e sustentável e que ainda endereça um problema imenso do país, que é a gestão resíduos agroindustriais. Quando olhamos para o cenário nacional, vivemos o bom momento após a aprovação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Energias Renováveis que deve impulsionar ainda mais o mercado, e o Paraná nos atraiu por ser um dos estados que mais tem avançado nos estímulos à produção e consumo de biometano”, afirma.
Notícias mais lidas
18/08/20 - 1 minuto de leitura
Os canais de atendimento estão funcionando normalmente? Os canais de atendimento estão funcionando normalmente?
 10/10/25 - 4 minutos de leitura
Artigo: O Brasil e o trunfo da multipotencialidade energética Artigo: O Brasil e o trunfo da multipotencialidade energética