
27/05/25 - 3 minutos de leitura
Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Grupo Energisa
Cerimônia reconhece trajetória de pioneirismo e contribuição da companhia para o desenvolvimento do setor elétrico no Brasil

27/05/25 - 3 minutos de leitura
Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Grupo Energisa
Cerimônia reconhece trajetória de pioneirismo e contribuição da companhia para o desenvolvimento do setor elétrico no Brasil
O Congresso Nacional homenageou o Grupo Energisa nesta terça-feira (27), em uma sessão solene no Plenário do Senado Federal, em comemoração aos 120 anos da companhia. A solenidade reconheceu a contribuição histórica da Energisa para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, reunindo parlamentares, autoridades e representantes do setor.
O presidente de honra do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Botelho, emocionou o público ao relembrar a origem da empresa no interior de Minas Gerais e o legado deixado pelos fundadores.
Nosso lema — Trabalho, Competência e Honestidade — nos levou ao crescimento de uma pequena empresa, do interior de Minas Gerais a uma das maiores empresas de energia do Brasil. A essência inovadora e visionária que moveu os fundadores continua sendo o nosso DNA. Inovamos para continuar crescendo e levando o Brasil junto conosco, atendendo a mais de 8 milhões de clientes e empregando 17 mil colaboradores diretos e outros 7 mil indiretos”, disse Ivan.
O CEO da companhia, Ricardo Botelho, reforçou o papel estratégico dos marcos regulatórios e a importância da parceria com o setor público para garantir investimentos e expansão dos serviços em todo o território nacional.
É com base nessa segurança jurídica e regulatória que investimos, quase R$ 30 bilhões, apenas entre 2021 e 2025, para garantir que a melhor energia chegue até o nosso cliente, seja nos grandes centros urbanos, zona rural até as áreas isoladas da Amazônia Legal e do Pantanal", destacou.
Neste ano, além de celebrarmos nossa trajetória, renovamos o nosso compromisso em seguir olhando para o futuro, com foco na transformação energética que equilibre a sustentabilidade ambiental, segurança energética e equidade ao acesso à energia para todos os brasileiros", completou.
Encerrando seu discurso, Ricardo Botelho agradeceu a todos que contribuíram para essa história centenária:
Reitero meu agradecimento a cada colaborador, cliente, investidor, fornecedor, parceiro de negócio, poder concedente, órgãos reguladores, poder público e aos parlamentares desta Casa, que nos permitiram chegar a essa marca histórica de 120 anos.”
Ao conduzir a solenidade, a senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), proponente da homenagem, ressaltou o impacto da Energisa na vida de milhões de brasileiros.
Hoje jogamos luzes sobre uma trajetória que tirou milhões de brasileiros da escuridão, em um futuro em que tantos iluminam tantos outros filhos deste país. Está claro que a Energisa tem um senso de missão, de propósito e quer crescer — e quer fazer isso junto com o Brasil”, afirmou a senadora.
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), também falou sobre a importância da energia como agente de transformação social e econômica:
É importante lembrar que energia elétrica não é apenas infraestrutura, é cidadania. A luz que chega ao campo, à escola, ao hospital, à casa das famílias brasileiras, transforma o cotidiano, abre horizontes e fortalece a dignidade humana. Sua presença ou ausência afeta diretamente a competitividade da economia, a inclusão social, a produtividade das indústrias, o funcionamento de serviços públicos e a vida cotidiana de cada cidadão.”
A homenagem no Congresso Nacional não apenas celebra os 120 anos da Energisa, mas também reforça a missão da companhia de transformar energia em conforto, desenvolvimento e dignidade para milhões de brasileiros, sempre com foco no futuro e no compromisso com o país.
Notícias mais lidas

18/08/20 - 2 minutos de leitura
Os canais de atendimento estão funcionando normalmente? Os canais de atendimento estão funcionando normalmente?