Como posso checar se o medidor está funcionando corretamente?

Comunidade

05/02/20 - 2 minutos de leitura

Como posso checar se o medidor está funcionando corretamente?

Saiba mais sobre o funcionamento desse aparelho

Como posso checar se o medidor está funcionando corretamente?

Comunidade

05/02/20 - 2 minutos de leitura

Como posso checar se o medidor está funcionando corretamente?

Saiba mais sobre o funcionamento desse aparelho

Compartilhar

O primeiro passo é verificar se o aparelho está fechado e lacrado. Nenhum técnico da Energisa é autorizado a abrir ou realizar consertos nos medidores. É impossível abrir a tampa do medidor sem quebrá-la, ou seja, qualquer adulteração é visível. Caso suspeite que seu medidor tenha sido violado, o consumidor deve solicitar a troca sem custo do aparelho.

Se o aparelho estiver fechado e lacrado e, mesmo assim, o consumidor suspeitar de mau funcionamento, uma maneira simples de verificar isso é ficar atento ao padrão de consumo da residência. Desvios muito grandes de padrão, como um mês em que o consumo tenha subido muito, ou caído muito, podem indicar defeito no medidor. Nesse caso, o consumidor deverá entrar em contato com a Energisa através de seus canais de atendimento. A empresa analisará a situação e, se for necessário, retirará o medidor para testá-lo.

Caso a avaliação constate um defeito no aparelho e que, em função desse problema, o medidor estava marcando um consumo de energia maior do que o devido, a Energisa devolve esse valor para o cliente, que pode optar por receber em dinheiro ou em créditos a serem utilizados nas próximas contas.

Agora, caso a inspeção constate que o medidor estava marcando um consumo de energia menor do que o devido, a diferença é cobrada do consumidor. Essa cobrança, no entanto, só pode retroagir a três meses, ou seja, se o aparelho marcou errado por quatro ou mais meses, a Energisa só pode cobrar pelos últimos três. O pagamento é obrigatoriamente dividido em parcelas, sendo que o número de parcelas será igual ao dobro de meses que estão sendo cobrados – se o defeito aconteceu em um mês, a diferença a ser paga será dividida em dois meses; se foi em dois meses, será dividida em quatro; e se foi em três meses, será dividia em seis.

Compartilhar

Últimas notícias

projeto
Inovação
Inovação
29/04/25 - 4 minutos de leitura

Energisa anuncia os vencedores da Premiação Nacional de Inovação 2024

Reconhecimento valoriza projetos de inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e iniciativas de impacto estratégico em todas as unidades do grupo

projeto
Inovação
Inovação
29/04/25 - 4 minutos de leitura

Energisa anuncia os vencedores da Premiação Nacional de Inovação 2024

Reconhecimento valoriza projetos de inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e iniciativas de impacto estratégico em todas as unidades do grupo

projeto
Comunidade
Comunidade
29/04/25 - 2 minutos de leitura

Energisa apoia projeto para 200 crianças em Extrema (MG)

Aulas gratuitas de capoeira, dança, teatro e mais vão transformar o dia a dia de alunos de 6 a 10 anos em quatro bairros do município

projeto
Comunidade
Comunidade
29/04/25 - 2 minutos de leitura

Energisa apoia projeto para 200 crianças em Extrema (MG)

Aulas gratuitas de capoeira, dança, teatro e mais vão transformar o dia a dia de alunos de 6 a 10 anos em quatro bairros do município

velas
Sustentabilidade
Sustentabilidade
17/04/25 - 2 minutos de leitura

Energisa Búzios Sailing Week movimenta mar, cultura e economia

Maior competição de vela oceânica do Brasil acontece entre 17 e 20 de abril e transforma Búzios em palco de esporte e desenvolvimento.

velas
Sustentabilidade
Sustentabilidade
17/04/25 - 2 minutos de leitura

Energisa Búzios Sailing Week movimenta mar, cultura e economia

Maior competição de vela oceânica do Brasil acontece entre 17 e 20 de abril e transforma Búzios em palco de esporte e desenvolvimento.