
12/12/22 - 6 minutos de leitura
Energisa ganha o prêmio de melhor empresa em gestão de frota do Brasil em 2022
Entre carros, quadriciclos e barcos, a frota da empresa roda 10 milhões de quilômetros por mês para chegar aos clientes de todos os cantos do país

12/12/22 - 6 minutos de leitura
Energisa ganha o prêmio de melhor empresa em gestão de frota do Brasil em 2022
Entre carros, quadriciclos e barcos, a frota da empresa roda 10 milhões de quilômetros por mês para chegar aos clientes de todos os cantos do país
O Grupo Energisa conquistou o 1º lugar na premiação que elege as 100 melhores empresas em gestão de frota do país, promovida pelo Instituto PARAR. O prêmio é resultado do esforço constante para encontrar soluções ao mesmo tempo criativas e sofisticadas, com resultados crescentes. A Energisa mostra em números o tamanho deste desafio diário. Com 5.580 veículos e 11 mil condutores espalhados por 15 estados do país, a frota consome 1 milhão de litros de combustível e percorre cerca de 10 milhões de quilômetros por mês. É o suficiente para dar uma volta completa no planeta Terra a cada 3 horas, todos os dias do ano.
A frota da Energisa percorre 100 vezes por dia o equivalente à distância de Manaus a Porto Alegre! Isto sem esquecer que este país é o Brasil, com sua diversidade cultural e regional única que exige ainda mais da gestão em termos de adaptabilidade, criatividade, treinamento e boa dose de prudência.

Dentre os critérios avaliados na seleção, estão a capacitação dos profissionais, disponibilidade dos veículos, tecnologia, inovação, gestão de recursos (humanos, financeiros e naturais), rede integrada e colaborativa de profissionais. A premiação tem por objetivo qualificar progressivamente a gestão de frota das empresas no país, ao mostrar o quanto isto se reflete diretamente nos resultados, e a Energisa sabe disso:
– A frota é a ferramenta de trabalho do eletricista. Está ligada diretamente à sua rotina diária. É um processo que está na nossa gestão; um dos mais importantes, porque afeta dois indicadores de qualidade da empresa monitorados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica): o DEC e o FEC (respectivamente, Duração e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) – afirma a gerente de infraestrutura da Energisa, Roseli Aparecida Vitor.
“Refinada” é a palavra que ela escolheu para singularizar o que tem sido administrar a numerosa e complexa frota do Grupo, que vem encontrando, sobretudo nos últimos três anos, soluções ao mesmo tempo criativas e sofisticadas com resultados crescentes.
– Há lugares difíceis para se chegar, como o interior do Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul. Temos muitas áreas alagadas no Pantanal. Hoje, nossa frota tem triciclo, quadriciclo, barco, moto, caminhão, jeep diferenciado. A gente tem que se desdobrar para atender essas regiões. Os leituristas usam as motos. O quadriciclo é novo; quando começamos no Acre, vimos a necessidade de adquiri-lo, devido às características da região. No Acre, nem carro nem caminhonete entram – comenta a gerente de infraestrutura da Energisa, Roseli Aparecida Vitor.
A Energisa tem também um trabalho muito refinado em relação à disponibilidade dos veículos – outro critério importante considerado na premiação do Instituto Parar. Existe todo um planejamento para os períodos de oficina, alinhado com a operação, de modo a que não falte veículo quando necessário. Nesta tarefa, é preciso entrar em acordo com a oficina sobre a entrada e saída dos veículos, e muitas vezes negociar compras nacionalmente, uma vez que a Energisa atua em regiões geográficas muito distantes, onde não há peças para determinados veículos. Com este planejamento integrado entre as distribuidoras do Grupo, o veículo fica menos tempo em reparo e a Energisa assegura a disponibilidade.
Todos os condutores passam por um ciclo de formação desenvolvido em conjunto pela gerência de frota e a área de recursos humanos do Grupo Energisa. Além da capacitação no manuseio dos equipamentos e em saúde e segurança, os eletricistas fazem treinamento de campo, em estradas de difícil acesso – o chamado treinamento off-road.
Dentre os equipamentos a serem assimilados na formação, merece destaque a telemetria, tecnologia que interage com o motorista indicando e monitora o percurso em função de velocidade, curvas, frenagem. Pela telemetria, o condutor aprende enquanto dirige e é progressivamente pontuado pela sua performance.

– A Energisa tem telemetria em toda sua frota, o que não é comum no setor elétrico no Brasil. E a nossa telemetria não é só para localização, é também para medir a performance, saber como o motorista está guiando o veículo; se está com muita frenagem, se ultrapassou a velocidade máxima, se está pisando muito no acelerador, se fez uma frenagem brusca, se fez uma curva muito acentuada... Nosso sistema de telemetria captura tudo isso – explica Roseli.
O futuro exigirá ainda mais da gestão de frota, quando se pensa, por exemplo, nas metas ambientais que a transição energética vislumbra. Para atender aos compromissos do desenvolvimento sustentável na gestão, uma das estratégias do Grupo Energisa tem sido a frota elétrica. Também há investimento em pesquisa na área de biometano e gás, como formas alternativas de mitigar as emissões de CO2.
Há também uma estruturação progressiva da gestão de dados, com profissionais altamente qualificados que vêm integrando a equipe e buscam, com inteligência, automatizar, robotizar processos, qualificar e encurtar caminhos para atender às demandas e garantir resultados cada vez melhores e sustentáveis.
– A gente deu uma reviravolta em 2018 e 2019, que foi o nosso upgrade mesmo, quando começamos a olhar para este refino de ter essa ciência de dados, a automação, processos mais robotizados, capacitação e senioridade da equipe, trazendo cientistas de dados para a área de frota e dando esta pegada diferente na gestão.
Desta estruturação, nasce o padrão Energisa na gestão de frota, que garante qualidade e pronta resposta sem perder a flexibilidade. Esse padrão vem sendo construído nos últimos anos, e os resultados se refletem nos prêmios que a Energisa vem sendo agraciada: em 2020 e 2022, como melhor empresa em gestão de frotas do país; e em 2021 e 2022, tendo um de seus coordenadores, da Energisa Sul-Sudeste, dentre os 100 melhores profissionais em gestão de frota do Brasil. Roseli sublinha a importância de ter pessoas engajadas e comprometidas na sua equipe e que valorizá-las faz parte da sua forma de liderança:
– Esse ano, escolhemos o nosso melhor coordenador, com melhor entrega, melhor performance, melhor liderança e ele foi entrevistado para concorrer como melhor gestor de frota. Ficou na 7ª posição entre os 100 melhores do país! A gente quis prestigiar um coordenador. O front, estar frente a frente com o cliente, é muito desgastante no dia a dia.
Este profissional premiado é Júlio Cardoso, coordenador de frota da Energisa Sul-Sudeste, que se mostra orgulhoso de fazer parte desta conquista:
– É um trabalho em conjunto. Fiquei até surpreso de estar entre os melhores do Brasil. Uma satisfação muito grande, porque mostra e reconhece o trabalho que a gente faz hoje. Na área de frota, já estou há mais de 20 anos, então este é um reconhecimento que a gente recebe e fica muito grato. Obviamente que a Energisa nos proporciona a ferramenta ideal pra trabalhar, mas é muito bacana ser reconhecido externamente, e internamente também, pela nossa premiação. Mas este é o fruto do trabalho e engajamento de todo o time. Não é o Júlio Conrado que recebeu o prêmio. Eu represento, mas o time todo recebe este prêmio e faz toda a diferença pra gente ter uma frota ainda mais consolidada.
Notícias mais lidas
