Índices de falta de energia de Rondônia estão de acordo com metas de qualidade

Energia que transforma

24/01/22 - 2 minutos de leitura

Índices de falta de energia de Rondônia estão de acordo com metas de qualidade

Com investimentos da Energisa, concessionária reduziu ocorrências pela metade e voltou a cumprir indicadores que buscam minimizar transtornos para população

Índices de falta de energia de Rondônia estão de acordo com metas de qualidade

Energia que transforma

24/01/22 - 2 minutos de leitura

Índices de falta de energia de Rondônia estão de acordo com metas de qualidade

Com investimentos da Energisa, concessionária reduziu ocorrências pela metade e voltou a cumprir indicadores que buscam minimizar transtornos para população

Compartilhar

Os casos de falta de energia em Rondônia reduziram 51% no comparativo de dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Na prática isso significa que desde que a Energisa começou a entregar as grandes obras no estado, no primeiro trimestre de 2020, cada cliente teve 22 horas a mais de energia disponível em média. Carlos Alexandre Oliveira, gerente de operações da Energisa em Rondônia, comemora o índice, especialmente ao considerar as chuvas intensas registradas no estado nos últimos meses. 

“Na região sul, a chuva chegou com ventos fortes, que provocam a quebra de galhos e árvores que caíram sobre a rede. Porém, já estávamos preparados, com a rede modernizada com religadores automáticos e circuitos alternativos para manobras que restabeleceram o fornecimento para parte dos clientes em menor tempo”, explicou. 

Metas de qualidade garantem que falta de energia não gere transtornos para os clientes

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acompanha mensalmente a evolução dos indicadores de duração e frequência do fornecimento de energia e estabelece metas de qualidade do serviço. Oliveira explica que a agência compreende que há situações inesperadas que provocam falta de energia e que estão além do controle da concessionária. “Dezembro é o mês que mais registramos acidentes de trânsito com batidas em postes. Por mais que estejamos preparados para esse tipo de situação, a troca de postes é complexa e demora até quatro horas para ser concluída”, afirmou.

Ao longo de 2021, em dias com tempestades de raios e ventos fortes, a modernização e automação da rede permitiram restabelecer até 80% das faltas de energia em menos de 3 minutos. Áreas rurais de difícil acesso, devido à distância e às condições das estradas, ainda são um desafio. Para reduzir o tempo de espera, as equipes de manutenção foram ampliadas e a rede rural também está passando por melhorias. É importante que o cliente acione a concessionária para agilizar o atendimento. 

“O cliente deve rapidamente entrar em contato conosco nos nossos canais de atendimento, informando o número da unidade consumidora. Se possível, prestar outras informações caso tenha visualizado árvore caída sobre os cabos ou a ruptura de poste. Esses dados serão valiosas para diminuir o tempo de espera”, orientou.

Compartilhar

Últimas notícias

Energisa Paraíba é reconhecida como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente
Energisa 5D
Energisa 5D
21/08/25 - 2 minutos de leitura

Distribuidoras do Grupo Energisa se destacam no Prêmio Abradee

Premiações refletem investimentos em excelência e qualidade no fornecimento de energia e atendimento ao consumidor

Energisa Paraíba é reconhecida como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente
Energisa 5D
Energisa 5D
21/08/25 - 2 minutos de leitura

Distribuidoras do Grupo Energisa se destacam no Prêmio Abradee

Premiações refletem investimentos em excelência e qualidade no fornecimento de energia e atendimento ao consumidor

inovadora
Inovação
Inovação
20/08/25 - 3 minutos de leitura

Pelo 2º ano, Energisa é a empresa mais inovadora do setor elétrico

Reconhecimento no Prêmio Valor Inovação reforça estratégia Energy Tech do grupo e a busca constante de soluções que impactem a operação e beneficiem o cliente

inovadora
Inovação
Inovação
20/08/25 - 3 minutos de leitura

Pelo 2º ano, Energisa é a empresa mais inovadora do setor elétrico

Reconhecimento no Prêmio Valor Inovação reforça estratégia Energy Tech do grupo e a busca constante de soluções que impactem a operação e beneficiem o cliente

lpt
Sustentabilidade
Sustentabilidade
11/08/25 - 2 minutos de leitura

Luz para Todos: Energisa amplia atendimentos em Acre e Rondônia

Ligações vão atender 11.779 famílias em áreas rurais e remotas

lpt
Sustentabilidade
Sustentabilidade
11/08/25 - 2 minutos de leitura

Luz para Todos: Energisa amplia atendimentos em Acre e Rondônia

Ligações vão atender 11.779 famílias em áreas rurais e remotas