Notícias

Parque da Sementeira recebe tradicional iluminação de Natal Parque da Sementeira recebe tradicional iluminação de Natal

Publicada em: 01/12/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Parque da Sementeira recebe tradicional iluminação de Natal

O brilho e a luz do Natal já tomam conta do Parque da Sementeira, que recebeu mais uma edição do tradicional acendimento das luzes e da iluminação especial. A ornamentação do espaço, que anualmente se transforma em um dos principais cartões postais natalinos de Aracaju, é uma iniciativa da Energisa em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de oferecer um espetáculo de luzes e cores para moradores e turistas. A iluminação permanece até 6 de janeiro e, neste ano, o projeto ganhou o nome de "A Luz do Natal".


Logo na entrada do parque, o público é recebido por um túnel iluminado de 140 metros. Entre os destaques, estão duas árvores de Natal flutuantes com 16 metros de altura, seis cisnes e seis flores de lótus nos lagos, ornamentos instagramáveis, árvores iluminadas com cordões de LED e diversos outros atrativos. No total, mais de 7 milhões de pontos de luz ajudam a compor o brilho que toma conta do local.

O diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais, destaca que a iluminação natalina da Sementeira tem um papel importante de impulsionar o turismo e a economia local, especialmente no período em que Aracaju recebe grande fluxo de visitantes.

Teremos mais um ano de muita luz e energia no Parque da Sementeira. Reafirmamos nosso compromisso com a população e com a prefeitura para levarmos, mais uma vez, alegria e encantamento aos sergipanos e turistas. Agora, com A Luz do Natal, traremos inovações que remetem à história, reflexão, importância e comemoração desta época do ano”, afirma.


A Casa do Papai Noel segue como um dos principais atrativos. A população pode visitar o espaço nos fins de semana de novembro e dezembro, das 18h às 21h. As visitas estão abertas nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, além dos finais de semana de dezembro: 05, 06 e 07, 12, 13 e 14, e 19, 20 e 21.

Mais iluminação natalina em Aracaju

Além da Sementeira, outros pontos da cidade também ganharam luzes especiais com apoio da Energisa. Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Sergipe recebe iluminação natalina, com 15 mil pontos de luz em sua fachada no Centro de Aracaju.


O maior edifício da capital, o Maria Feliciana, assim como o Palácio dos Despachos e o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), também recebem iluminações temáticas a partir de dezembro.

A Energisa apoia ainda mais uma edição da Vila do Natal, que acontece na Orla de Atalaia entre os dias 05 e 28 de dezembro. O espaço reúne atrações como montanha-russa, roda-gigante, teatro, paradas natalinas, arena gamer e outras atividades voltadas para toda a família.

Ver matéria completa

Notícias

 Energisa inaugura a maior obra do artista Tintiliano  Energisa inaugura a maior obra do artista Tintiliano

Publicada em: 24/10/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Sergipanidade: Energisa inaugura a maior obra do artista Tintiliano no Espaço Energisa

A Energisa Sergipe inaugurou a maior obra do artista plástico sergipano Tintiliano na última quinta-feira, 23, no Espaço Energia. O painel artístico, o maior já produzido pelo artista, retrata a história de Sergipe e a interface com a sustentabilidade. O evento também trouxe, pela primeira vez, o encontro da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga em atividade do país, com a Orquestra Jovem de Sergipe, em um concerto especial.

Com cores vibrantes e utilizando a técnica de aquarela, Tintiliano retrata elementos como pontos turísticos de Aracaju, a fauna e a flora, arquitetura histórica de São Cristóvão e as fontes de energia. A obra foi instalada no piso superior do Espaço Energia, ambiente dedicado à conscientização da população em relação ao consumo consciente de energia elétrica, compromisso com a sustentabilidade e segurança.

A obra de Tintiliano se integra ao conceito do espaço, que busca promover a conscientização a importância da Sustentabilidade. É um painel que traz vários elementos da cultura de Sergipe e que também mostra como a energia é algo essencial e contribui para o desenvolvimento local. O nosso papel vai muito além de distribuição de energia, o nosso compromisso também é valorizar e promover a cultura sergipana”, afirma o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais.

O artista Tintiliano conta que o painel traz temas que retratam Sergipe e ele pintou ao longo da sua trajetória: 

É o maior painel que já pintei. Foi o trabalho mais marcante que fiz em toda minha vida. É como se eu tivesse me preparado a vida toda para fazer esse painel. Eu aprendi muito fazendo esse trabalho. Foi uma dedicação profunda e uma experiência fantástica”, afirma.

Durante evento, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana e da Orquestra Jovem de Sergipe realizaram uma apresentação em conjunto, trazendo um reportório em celebração à Sergipanidade sob a regência do maestro Clodoaldo Nunes.

O Grupo Energisa apoia os dois projetos, por meio por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. As crianças e jovens participam de aulas de iniciação musical, prática de conjunto em orquestras, bandas, grupo de violão, flauta doce e percussão, entre outros. O objetivo é promover a inclusão por meio da música.

Visita ao Espaço Energia

A obra é aberta ao público para visitação no horário de funcionamento do Espaço Energia, que está localizado na Praça Theodorico Prado Montes, no bairro Farolândia. Durante a semana, o horário de visitação é das 7h30 às 17h30 com intervalo para almoço das 11h30 às 13h30. No sábado e domingo, o horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30. A visita guiada no espaço tem duração média de uma hora e precisa ser agendada com antecedência pelo telefone 3085-9668.

Sobre Tintiliano

Cléber Tintiliano descobriu sua paixão pela arte ainda na infância, influenciado pela avó artesã enquanto vivia em Propriá. Aos cinco anos, já pintava seus primeiros quadros e ajudava na produção artesanal. Após o falecimento da avó, mudou-se para Aracaju, onde se encantou com a arquitetura e paisagens urbanas. Apesar da falta de apoio familiar, enfrentou dificuldades no início da carreira, mas seguiu determinado a desenvolver seu talento artístico.

Utilizando principalmente aquarela e tinta a óleo, Tintiliano não se prende a estilos específicos, explorando diferentes técnicas em suas obras. Suas principais influências vêm do impressionismo de Joaquín Sorolla e de artistas sergipanos como Florival Santos, Eurico Luiz e Jordão de Oliveira, refletindo uma mistura de sensibilidade e diversidade estética em sua produção.

Ver matéria completa

Notícias

Energisa e Sergipe avançam na criação de nova Unidade de Conservação Energisa e Sergipe avançam na criação de nova Unidade de Conservação

Publicada em: 05/09/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa e Estado de Sergipe avançam na criação de Unidade de Conservação inédita

O primeiro passo para a criação de uma nova Unidade de Conservação na região do Alto Sertão sergipano foi dado: a Energisa Sergipe e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) assinaram termo de compromisso para criação da unidade de conservação (UC) Serra da Melancia, no município de Gararu. A iniciativa, inédita em Sergipe, prevê a criação da área de conservação como medida de compensação ambiental no bioma da Caatinga.

Pela primeira vez em Sergipe, estamos unindo a necessidade da criação de unidades de conservação estaduais, com a obrigação da iniciativa privada de cumprir compensações ambientais. Assim, levamos proteção permanente a uma área importante de Caatinga, às margens do rio São Francisco, local de ecoturismo e peregrinação religiosa no Estado”, celebrou a secretária do meio ambiente, Deborah Menezes Dias.

Para o presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais, participar da criação de uma nova unidade de conservação é motivo de alegria. “É um ganho para todos: para nós, para o Governo do Estado e para a população em geral. Ficamos satisfeitos com essa parceria e vamos fazer o melhor investimento possível”.

A unidade terá 36 hectares e será implantada às margens do rio São Francisco, no sertão sergipano. Segundo a Semac, o formato de compensação ambiental adotado com a Energisa é mais efetivo do que o reflorestamento tradicional, já que o bioma da Caatinga apresenta alta perda de mudas e risco de novos desmatamentos. Uma unidade de conservação, por sua vez, garante proteção permanente da área. 

A empresa será responsável pela aquisição da área e pela construção da sede administrativa da unidade, além de conduzir a consulta pública com a comunidade, elaborar o diagnóstico ambiental e desenvolver o plano de manejo, em parceria com a equipe técnica da Semac. 

Unidade de Conservação 

A Serra da Melancia fica localizada no município de Gararu, no alto sertão sergipano a 150 km da capital, Aracaju. É uma área de Caatinga preservada às margens do Rio São Francisco, que atualmente recebe visitantes para trilhas de ecoturismo e turismo religioso. Desde 2018, a Semac já havia identificado a potencialidade da área para unidade de conservação, atuando em parceria com a Prefeitura do Município de Gararu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Ver matéria completa

Notícias

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

Publicada em: 09/08/2025

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

A Energisa Sergipe foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no estado, de acordo com o ranking do Instituto Great Place To Work (GPTW). Pelo segundo ano consecutivo, a distribuidora alcançou o 1º lugar na categoria grandes empresas, reconhecimento que reforça o compromisso da companhia com um ambiente de trabalho saudável, inovador e baseado na confiança. 

O GPTW é considerado um dos mais importantes prêmios do mundo corporativo. O ranking é construído a partir da percepção dos próprios colaboradores, que avaliam clima organizacional, práticas de gestão de pessoas, oportunidades de desenvolvimento, inovação e meritocracia. O reconhecimento também compara as iniciativas da empresa com as melhores práticas do mercado. 

Para o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais, o resultado é reflexo da valorização constante das pessoas que fazem parte da distribuidora. 

Essa conquista representa o nosso compromisso com a sociedade. Os nossos colaboradores são essenciais para a busca contínua da eficiência operacional da nossa empresa, que impacta diretamente a população. Trabalhamos para garantir um ambiente saudável, de confiança, com reconhecimento pela meritocracia e oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, destacou. 

Ver matéria completa

Notícias

Feira Viva Sergipe recebe tour virtual no estande da Energisa Feira Viva Sergipe recebe tour virtual no estande da Energisa

Publicada em: 17/07/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Feira Viva Sergipe recebe tour virtual do Espaço Energia com apoio da Energisa

De 16 a 20 de julho, a Energisa Sergipe marca presença na 2ª edição da Feira Viva Sergipe, evento promovido pelo Sebrae, que reúne cultura, turismo, pequenos negócios e sustentabilidade no Centro de Convenções AM Malls. A grande novidade este ano é a experiência virtual e imersiva do Espaço Energia no estande da Energisa. Os visitantes vão embarcar em um tour 100% digital que mistura tecnologia, educação e diversão para falar de um tema essencial: o consumo consciente de energia elétrica. A experiência é interativa e acessível a públicos de todas as idades.

A Energisa está apoiando mais uma vez a Feira Viva Sergipe por reconhecer a importância do evento para o desenvolvimento local. Quem visitar nosso estande vai vivenciar uma jornada lúdica e educativa pelo Espaço Energia, um dos atrativos turísticos mais importantes do estado”, afirma Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Além do tour, o público também poderá conhecer no estande um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Parque dos Falcões, referência na preservação de aves de rapina e parceiro da Energisa desde 2013. Localizado em Itabaiana, o parque realiza ações de educação ambiental em escolas e é o único centro da América do Sul dedicado à multiplicação e reabilitação dessas aves.



Um espaço para aprender e se encantar

Para quem quiser conhecer ao vivo, o Espaço Energia está localizado na Praça Theodorico Prado Montes, no bairro Farolândia, em Aracaju-SE, e e reúne 16 estações interativas que abordam temas como geração de energia, segurança elétrica, história da eletricidade e eficiência energética. Tudo isso por meio de equipamentos tecnológicos, experiências sensoriais e recursos de áudio e vídeo.

Entre os destaques estão:

  • Um planetário com projeção em 180º sobre o surgimento da energia no universo;

  • Um tour virtual por uma residência, com dicas práticas para reduzir o consumo de energia;

  • Um cinema 7D, que mostra o caminho da energia até nossas casas.

A participação da Energisa na Feira Viva Sergipe reafirma o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, o incentivo à educação energética e o fortalecimento da cultura local.
 

Ver matéria completa

Notícias

Energisa apoia projeto do GACC para prevenção do câncer infantojuvenil Energisa apoia projeto do GACC para prevenção do câncer infantojuvenil

Publicada em: 15/01/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa apoia projeto do GACC que contribui para a prevenção do câncer infantojuvenil

Capacitar profissionais de diversas especialidades de hospitais filantrópicos de Sergipe para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é o principal objetivo do projeto Estrela Guia realizado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC). O projeto conta com o apoio da Energisa por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) executado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para cada ano do triênio de 2023 a 2025 é de 7.930 casos. Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O projeto Estrela Guia atua no diagnóstico precoce desses casos. Desde o mês de dezembro, profissionais de diversas áreas estão sendo capacitados para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Por meio da parceria com a Energisa, serão realizados treinamentos em nove hospitais filantrópicos localizados nos municípios de Aracaju, São Cristovão, Lagarto, Capela, Aquidabã e Itabaianinha ao longo de 2025.

A coordenadora do projeto no GACC, Noélia Andrade, destaca que por meio da doação da Energisa o projeto foi custeado de forma integral.

Foi através da Energisa que tivemos o aporte financeiro para custear todo o projeto que tem como objetivo capacitar todos os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do câncer infantil nos nove hospitais filantrópicos de Sergipe”, afirma.

Ao todo, serão capacitados 300 profissionais da equipe de saúde dos hospitais filantrópicos sobre os sinais do câncer infantojuvenil. Com essa capacitação, o objetivo é reduzir o tempo entre o diagnóstico, início do tratamento e controle da doença.

A diretora técnica e comercial da Energisa, Erika Ferrari, destacou a importância do projeto.

O GACC desenvolve um grande trabalho e a Energisa vem apoiar essa iniciativa de valorização da vida, pois esse diagnóstico precoce vai permitir o início mais rápido do tratamento. Esse projeto tem um papel muito importante para essas crianças e familiares”, ressalta.

Minutos Dourados

Além do projeto Estrela Guia, a Energisa também está apoiando o projeto Minutos Dourados que ainda será executado pelo GACC. O projeto tem por objetivo capacitar profissionais de diferentes especialidades da Rede de Atenção Básica à Saúde de Sergipe para a agilidade no atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico nos primeiros 60 minutos de febre contribuindo para a agilidade no tratamento. 

Ver matéria completa

Notícias

Nova sede da Orquestra Jovem de Sergipe é inaugurada Nova sede da Orquestra Jovem de Sergipe é inaugurada

Publicada em: 03/01/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Nova sede da Orquestra Jovem de Sergipe é inaugurada

A Orquestra Jovem de Sergipe viveu um momento marcante no dia 11 de dezembro, com a inauguração de sua sede própria no Bairro Santa Maria, consolidando uma década de trabalho dedicado à transformação social por meio da música. O espaço foi projetado para oferecer melhores condições de aprendizado para crianças e jovens de bairros como Santa Maria e 17 de março, áreas de vulnerabilidade social na capital sergipana. Desde que foi criada, em 2014, a Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, apoiado pelo Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura.

A inauguração foi marcada por um emocionante concerto da Orquestra, que reuniu músicas populares, temas de filmes, canções natalinas, com a participação de músicos e intérpretes sergipanos.

Concerto de inauguração da nova sede


Para a Energisa é uma honra apoiar a Orquestra Jovem de Sergipe que há 10 anos tem mudado a realidade dessas crianças e adolescentes e impulsionado sonhos. Parabéns pelo trabalho social que vocês desenvolvem mudando a realidade de mais 600 crianças e jovens que já passaram por este projeto ao longo desses anos. Essa parceria com o Instituto Banese reafirma o nosso compromisso com a Sustentabilidade de trabalhar com e para a comunidade!”, afirma Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

O novo espaço proporciona mais liberdade e qualidade para as atividades realizadas pelos cerca de 260 jovens atendidos pelo projeto.

A sede própria reforça nossa identidade no bairro Santa Maria. Além disso, teremos mais liberdade para desempenhar nossas atividades. Sem falar na adequação acústica que nos proporcionará um salto em qualidade e aprendizado”, destacou o maestro Márcio Bonifácio durante a cerimônia

Para Hilana Alves, aluna de oboé, a inauguração representa uma nova fase.

A expectativa para essa nova sede é muito alta. Estou no projeto desde o início do naipe de sopros e esse ano está sendo muito especial. A nossa história alcançará todos os municípios de Sergipe e trará ainda mais benefícios para o projeto”, afirmou.

Uma década de transformação social

Desde 2014, a Orquestra Jovem de Sergipe tem levado a música clássica para crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e 17 de Março, oferecendo formação musical em instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização. O projeto não apenas desperta talentos, mas também promove valores como disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança, abrindo portas para a profissionalização.

A trajetória da Orquestra conta com uma série de apresentações ao lado de grandes nomes da música, como Vanessa da Mata, Erasmo Carlos e João Ventura, além de concertos realizados em diversas cidades de Sergipe.

Se você tem interesse em conhecer e participar do projeto, pode entrar em contato através do perfil da orquestra no Instagram @orquestrajovemdesergipe.

Ver matéria completa

Notícias

Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável

Publicada em: 12/08/2024

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável

Quem vê um uniforme no corpo de um colaborador da Energisa não imagina as inúmeras transformações que ele pode receber quando deixa de ser utilizado. No quilombo Maloca, em Aracaju/SE, as mulheres da comunidade estão aprendendo a reutilizar esses uniformes para produzir novas roupas, bolsas, estojos e mais. Nas mãos dessas costureiras, eles viram uma tela para a criatividade, dão origem a novos modelos de roupas e geram uma renda extra para as famílias.  

A doação é parte de uma parceria entre a Energisa e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) que realiza o Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do governo federal que oferece cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do país.

O projeto busca promover inclusão social, consumo consciente e geração de renda. A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, celebra a parceira e explica como os uniformes estão sendo transformados nas oficinas pelas mulheres quilombolas:

Essa parceria com a Energisa é fundamental, pois a gente entende que ninguém faz nada sozinho. Já levamos duas vezes essas doações para realizar a oficina no quilombo Sítio Alto, em Simão Dias. Elas já fizeram bermudas e vão aprender a fazer estojos com o restante do tecido para poder até comercializar. Elas já estão customizando com a retirada das informações dos uniformes e fazendo apliques e pinturas”, conta Ruth.

Maria Betânia da Silva Santos, uma das mulheres beneficiadas pelo projeto, participou da oficina de customização dos uniformes doados. Artesã desde 2016, ela customizou uma calça usando usa técnica favorita, a pintura em tecido.

Para despertar o que tem na gente, basta um empurrãozinho. Esse material tem nos ajudado demais. Reciclamos o que temos em mãos para fazer a nossa própria vestimenta”, afirma. 

Mulher segura calça com uma flor pintada à mão

A parceria foi firmada em maio deste ano e o objetivo é que a doação de uniforme aconteça de forma contínua.

O projeto promove a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, além de incentivar o consumo consciente. Essa é uma parceria que vem fortalecer ainda mais o nosso valor Sustentabilidade. O nosso objetivo é realizar essa doação contínua para o programa Mulheres Mil e contribuir com a inclusão social e geração de renda”, destaca Roberto Currais; diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Em Paraíso do Tocantins, um projeto similar desenvolvido pela Apae também  transforma uniformes aposentados dos eletricistas da Energisa em ecobags sustentáveis, proporcionando renda extra para as mães de alunos da escola e promovendo a inclusão social.  Saiba mais sobre o projeto .

Esses projetos ilustram o poder das parcerias estratégicas no fortalecimento de comunidades vulneráveis. A transformação de materiais descartados em novas peças de vestuário e acessórios não só valoriza a criatividade e o talento das costureiras locais, mas também reforça o compromisso permanente da Energisa com a sustentabilidade e o desenvolvimento social.

Ver matéria completa

Notícias

Harmonizando vidas: a jornada da Orquestra Jovem de Sergipe Harmonizando vidas: a jornada da Orquestra Jovem de Sergipe

Publicada em: 08/05/2024

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Harmonizando vidas: a jornada transformadora da Orquestra Jovem de Sergipe

A música é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e sociais. Aprender a tocar um instrumento não apenas desenvolve habilidades artísticas, mas também capacita os alunos a se expressarem de maneira única e autêntica, incentivando a inclusão social e profissional. É nesse contexto que a Orquestra Jovem de Sergipe se destaca como um exemplo brilhante de como a música pode unir comunidades e proporcionar oportunidades para jovens de diferentes origens. Com o apoio da Energisa Sergipe desde a sua fundação, a orquestra tem se destacado como um agente transformador na vida de mais de 600 crianças e adolescentes que já passaram pela orquestra ao longo desses anos.

O aprendizado musical estimula a expressão criativa, o trabalho em equipe e a autoconfiança, inspirando o desenvolvimento pessoal e social dos participantes. Além disso, a orquestra serve como um importante canal para fortalecer os laços comunitários e construir um ambiente mais inclusivo e culturalmente diversificado em Sergipe.

 Para a Energisa, é uma honra apoiar a Orquestra Jovem de Sergipe, que há 10 anos tem mudado a realidade dessas crianças e adolescentes, impulsionando sonhos e trazendo a esperança de um futuro melhor. Com a parceria do Instituto BANESE, temos contribuído de forma relevante com este trabalho social que vem mudando a realidade de mais de 600 crianças e jovens, viabilizando a inclusão social através da música e contribuindo para a formação de futuros cidadãos do bem”, disse Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Um desses jovens é o professor e estudante de música Esdras Goes, de 21 anos. Esdras entrou na orquestra no ano de sua fundação em 2014, com apenas 11 anos. Não conhecia o que era uma orquestra nem o que era a música clássica, se apaixonou por esse universo e hoje é professor de violino da OJSE.

Lembro que um amigo me falou que tinha aula de música na orquestra e eu fui querendo aprender teclado. Nunca nem tinha visto um violino. Quando fiz alguns testes de aptidão musical e vi os professores tocando, fiquei encantado com o som do violino e decidi que aquele seria o meu instrumento”, conta Esdras.

Esdras Goes, violinista e professor da OJSE
Esdras Goes, violinista e professor da OJSE

 

A vivência dentro do projeto não ensinou apenas música para Esdras, abriu caminhos para muitas outras atividades e o ajudou em outros aspectos de sua vida, como na escola, por exemplo, contou o músico que hoje é aluno de licenciatura musical na Universidade Federal de Sergipe.

 

Quando entrei na orquestra, eu era um pouco desleixado na escola, mas a disciplina musical e o amor pela música me fizeram entender a importância da dedicação nos estudos, como isso pode mudar a vida da gente. Conheci muitas pessoas na orquestra, que sempre me incentivaram, além de terem aberto muitos caminhos para mim. Pude ir até o Rio de Janeiro conhecer a Orquestra Jovem do Rio. Viajar com a música é maravilhoso! Hoje, eu sonho em estudar no exterior, um sonho que Orquestra Jovem me mostrou que é possível”, disse Esdras.

Outro exemplo é a aluna de viola Layanne Rocha, que também teve a vida transformada pelo projeto. Integrante do projeto desde 2018, ela também chegou à orquestra acompanhando uma amiga, pensava em tocar violino, passou pelo coral e acabou ficando com a viola.

Um professor uma vez me disse quem não é a gente que escolhe o instrumento, é o instrumento que escolhe a gente. Fui escolhida pela viola. Através dela, eu consigo me expressar de forma muito diferente, aprendi uma nova maneira de dialogar com o mundo à minha volta. Dentro da orquestra, entre equipe e alunos, eu fiz amigos para a vida toda”, conta Layanne.

Layanne Rocha, aluna de viola da OJSE
Layanne Rocha, aluna de viola da OJSE

 

Para quem diz que a música não é uma carreira rentável e que não traz futuro, Layanne vai provando o contrário. Agora aos 21 anos, ela começou a dar aulas de viola em uma escola de Aracaju. Em julho deste ano, ela viaja para Campinas para participar de um congresso internacional de viola. Cheia de sonhos e ideias, ela quer seguir tocando cada vez mais e passando adiante aquilo que aprendeu.

 

Sempre quis ser professora. Achava que eu seria professora de história, mas agora tenho certeza de que será de música. Aprendi muito na orquestra, não só canto e a viola, mas aprendi a me conhecer melhor e a trocar com outras pessoas. Lembro que desde o início a Ada Lacerda, minha professora de coral, e o maestro Marcio Bonifácio, me olharam com muito acolhimento, um olhar de incentivo. Esse é o olhar que quero passar para os meus alunos daqui para frente”, disse Layanne.

Para celebrar os 10 anos, foi realizado no mês de março deste ano, pela Orquestra Jovem de Sergipe, um concerto comemorativo no Teatro Tobias Barreto. O repertório foi todo baseado na trajetória musical do projeto e na evolução pela qual seus integrantes passaram. Obras de Beethoven, Vivaldi e Villa-Lobos estavam entre as peças executadas no espetáculo, que fluiu do erudito ao popular.

A Orquestra Jovem de Sergipe funciona no bairro de Santa Maria, em Aracaju e atende atualmente 260 jovens, proporcionando iniciação e aprimoramento musical através do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização. Se você tem interesse em conhecer e participar do projeto, pode entrar em contato através do perfil da orquestra no Instagram @orquestrajovemdesergipe.

Seleção de fotos da apresentação da OJSE

Ver matéria completa

Notícias

Espaço Energia: 1 ano levando a luz do conhecimento de forma divertida Espaço Energia: 1 ano levando a luz do conhecimento de forma divertida

Publicada em: 02/04/2024

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Espaço Energia: um ano levando a luz do conhecimento de forma divertida e interativa

A ciência é fascinante! Saber por que o vento sopra, como a Terra gira em torno do Sol e como acontece a geração de energia elétrica são questões que aguçam a curiosidade, especialmente das crianças. No entanto, é fundamental que o conhecimento científico seja comunicado com uma linguagem divertida e acessível. É justamente esta a ideia por trás do  Espaço Energia em Aracaju (SE).

Inaugurado em janeiro de 2023, no bairro Farolândia, o espaço conta com diversas experiências sensoriais e interativas que levam o público a entender como funcionam a geração, transmissão e distribuição de eletricidade, além de passar orientações de segurança e uso eficiente da energia.

A Energisa investiu no espaço cerca de R$ 10 milhões, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nesse primeiro ano, foram recebidos mais de 7.000 alunos e professores de escolas públicas e privadas, além de público geral que também pode visitar o espaço mediante agendamento prévio

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, o Espaço Energia também oferece capacitação a estudantes e educadores sobre a utilização responsável e sustentável da eletricidade. Os docentes interessados podem participar de um curso e marcar uma ida ao local, que já é popularmente conhecido como “museu da energia”.

Pedro Lins, gestor do Espaço Energia e especialista em eficiência energética, faz parte desse grande projeto desde a sua construção. Com toda a experiência de quem viu o terreno vazio virar um enorme polo de conhecimento, Pedro conta como essa parceria com as escolas funciona:

Firmamos para 2023 e 2024 um convênio com a Secretaria de Educação de Sergipe. Fazemos um treinamento online com os professores que depois visitam o Espaço Energia para completar o conhecimento. Outro convênio, com a Fenem/SE, leva os mesmos benefícios para a rede de ensino particular. Numa segunda etapa, os professores apresentam o conteúdo em sala de aula e levam os alunos para o Espaço Energia, conectando o conhecimento específico da energia elétrica com temas fundamentais como a sustentabilidade”, conta Pedro.

Nesse grande museu relacional, é possível encontrar uma enorme variedade de atrações, como o domo planetário de 180º graus, uma sala de projeção que conta a teoria do Big Bang, um painel interativo para saber o consumo de cada aparelho e eletrodoméstico de uma casa, além de um ambiente com projeção mapeada onde uma aula de história e geografia de Sergipe se misturam com a história da Energisa e da energia elétrica.

Outro destaque é o “túnel das atenções”. É ali que o Espaço apresenta as principais orientações para evitar acidentes com a rede elétrica, incluindo um divertido quiz interativo. Depois disso tudo, não se deve perder a parte preferida das crianças: o cinema 7D. Em uma experiência com realidade virtual e cadeiras em movimento, conhecemos os caminhos da energia elétrica, de como uma gota de água se transforma em energia até chegar às nossas casas.

No terraço do prédio, é possível conferir o girassol solar, um módulo acoplado a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, simulando o movimento dos girassóis. 

Nosso smart flower é o único dos seis existentes no Brasil que fica no alto de um edifício. Ele rastreia o movimento do sol de leste a oeste, garantindo uma captação de luz muito maior durante todo o dia. É a parte da visita preferida dos adultos, virou um hit em nossas postagens”, explica Pedro.

Para completar, encontramos outras formas de geração de energia como o aerogerador – uma miniturbina eólica que converte a força do vento em energia elétrica – e o painel fotovoltaico policristalino – instalado na fachada do edifício para captar o máximo de luz solar. Todos esses sistemas estão interligados e não são apenas para demonstração: eles funcionam juntos e geram a energia consumida no prédio por meio de fontes renováveis.

Toda essa enorme experiência que as pessoas vivenciam aqui dentro é de suma importância para a transmissão de conhecimento para a população em geral, desde crianças até universidades e a comunidade. Enfim, para todos que desejam conhecer mais sobre o uso seguro e eficiente da energia. É um espaço que se tornou importante para a Sergipe, um polo de aprendizagem que vem trazendo pessoas de toda a cidade e até mesmo de outros estados para nos visitar”, finalizou Pedro.

Serviço:

Espaço Energia

  • Endereço: Praça Theodorico do Prado Montes – Farolândia – Aracaju/SE
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30; sábados, das 13h30 às 17h30.
  • Telefone: (79) 3085-9668
  • Devido à necessidade de visita guiada, é necessário o agendamento prévio por telefone.
  • Entrada gratuita.
Ver matéria completa