Sergipe

Energisa e Sergipe avançam na criação de nova Unidade de Conservação Energisa e Sergipe avançam na criação de nova Unidade de Conservação

Publicada em: 05/09/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa e Estado de Sergipe avançam na criação de Unidade de Conservação inédita

O primeiro passo para a criação de uma nova Unidade de Conservação na região do Alto Sertão sergipano foi dado: a Energisa Sergipe e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) assinaram termo de compromisso para criação da unidade de conservação (UC) Serra da Melancia, no município de Gararu. A iniciativa, inédita em Sergipe, prevê a criação da área de conservação como medida de compensação ambiental no bioma da Caatinga.

Pela primeira vez em Sergipe, estamos unindo a necessidade da criação de unidades de conservação estaduais, com a obrigação da iniciativa privada de cumprir compensações ambientais. Assim, levamos proteção permanente a uma área importante de Caatinga, às margens do rio São Francisco, local de ecoturismo e peregrinação religiosa no Estado”, celebrou a secretária do meio ambiente, Deborah Menezes Dias.

Para o presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais, participar da criação de uma nova unidade de conservação é motivo de alegria. “É um ganho para todos: para nós, para o Governo do Estado e para a população em geral. Ficamos satisfeitos com essa parceria e vamos fazer o melhor investimento possível”.

A unidade terá 36 hectares e será implantada às margens do rio São Francisco, no sertão sergipano. Segundo a Semac, o formato de compensação ambiental adotado com a Energisa é mais efetivo do que o reflorestamento tradicional, já que o bioma da Caatinga apresenta alta perda de mudas e risco de novos desmatamentos. Uma unidade de conservação, por sua vez, garante proteção permanente da área. 

A empresa será responsável pela aquisição da área e pela construção da sede administrativa da unidade, além de conduzir a consulta pública com a comunidade, elaborar o diagnóstico ambiental e desenvolver o plano de manejo, em parceria com a equipe técnica da Semac. 

Unidade de Conservação 

A Serra da Melancia fica localizada no município de Gararu, no alto sertão sergipano a 150 km da capital, Aracaju. É uma área de Caatinga preservada às margens do Rio São Francisco, que atualmente recebe visitantes para trilhas de ecoturismo e turismo religioso. Desde 2018, a Semac já havia identificado a potencialidade da área para unidade de conservação, atuando em parceria com a Prefeitura do Município de Gararu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Ver matéria completa
Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

Publicada em: 09/08/2025

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

A Energisa Sergipe foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no estado, de acordo com o ranking do Instituto Great Place To Work (GPTW). Pelo segundo ano consecutivo, a distribuidora alcançou o 1º lugar na categoria grandes empresas, reconhecimento que reforça o compromisso da companhia com um ambiente de trabalho saudável, inovador e baseado na confiança. 

O GPTW é considerado um dos mais importantes prêmios do mundo corporativo. O ranking é construído a partir da percepção dos próprios colaboradores, que avaliam clima organizacional, práticas de gestão de pessoas, oportunidades de desenvolvimento, inovação e meritocracia. O reconhecimento também compara as iniciativas da empresa com as melhores práticas do mercado. 

Para o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais, o resultado é reflexo da valorização constante das pessoas que fazem parte da distribuidora. 

Essa conquista representa o nosso compromisso com a sociedade. Os nossos colaboradores são essenciais para a busca contínua da eficiência operacional da nossa empresa, que impacta diretamente a população. Trabalhamos para garantir um ambiente saudável, de confiança, com reconhecimento pela meritocracia e oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, destacou. 

Ver matéria completa
Feira Viva Sergipe recebe tour virtual no estande da Energisa Feira Viva Sergipe recebe tour virtual no estande da Energisa

Publicada em: 17/07/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Feira Viva Sergipe recebe tour virtual do Espaço Energia com apoio da Energisa

De 16 a 20 de julho, a Energisa Sergipe marca presença na 2ª edição da Feira Viva Sergipe, evento promovido pelo Sebrae, que reúne cultura, turismo, pequenos negócios e sustentabilidade no Centro de Convenções AM Malls. A grande novidade este ano é a experiência virtual e imersiva do Espaço Energia no estande da Energisa. Os visitantes vão embarcar em um tour 100% digital que mistura tecnologia, educação e diversão para falar de um tema essencial: o consumo consciente de energia elétrica. A experiência é interativa e acessível a públicos de todas as idades.

A Energisa está apoiando mais uma vez a Feira Viva Sergipe por reconhecer a importância do evento para o desenvolvimento local. Quem visitar nosso estande vai vivenciar uma jornada lúdica e educativa pelo Espaço Energia, um dos atrativos turísticos mais importantes do estado”, afirma Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Além do tour, o público também poderá conhecer no estande um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Parque dos Falcões, referência na preservação de aves de rapina e parceiro da Energisa desde 2013. Localizado em Itabaiana, o parque realiza ações de educação ambiental em escolas e é o único centro da América do Sul dedicado à multiplicação e reabilitação dessas aves.



Um espaço para aprender e se encantar

Para quem quiser conhecer ao vivo, o Espaço Energia está localizado na Praça Theodorico Prado Montes, no bairro Farolândia, em Aracaju-SE, e e reúne 16 estações interativas que abordam temas como geração de energia, segurança elétrica, história da eletricidade e eficiência energética. Tudo isso por meio de equipamentos tecnológicos, experiências sensoriais e recursos de áudio e vídeo.

Entre os destaques estão:

  • Um planetário com projeção em 180º sobre o surgimento da energia no universo;

  • Um tour virtual por uma residência, com dicas práticas para reduzir o consumo de energia;

  • Um cinema 7D, que mostra o caminho da energia até nossas casas.

A participação da Energisa na Feira Viva Sergipe reafirma o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, o incentivo à educação energética e o fortalecimento da cultura local.
 

Ver matéria completa
Energisa apoia projeto do GACC para prevenção do câncer infantojuvenil Energisa apoia projeto do GACC para prevenção do câncer infantojuvenil

Publicada em: 15/01/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa apoia projeto do GACC que contribui para a prevenção do câncer infantojuvenil

Capacitar profissionais de diversas especialidades de hospitais filantrópicos de Sergipe para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é o principal objetivo do projeto Estrela Guia realizado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC). O projeto conta com o apoio da Energisa por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) executado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para cada ano do triênio de 2023 a 2025 é de 7.930 casos. Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O projeto Estrela Guia atua no diagnóstico precoce desses casos. Desde o mês de dezembro, profissionais de diversas áreas estão sendo capacitados para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Por meio da parceria com a Energisa, serão realizados treinamentos em nove hospitais filantrópicos localizados nos municípios de Aracaju, São Cristovão, Lagarto, Capela, Aquidabã e Itabaianinha ao longo de 2025.

A coordenadora do projeto no GACC, Noélia Andrade, destaca que por meio da doação da Energisa o projeto foi custeado de forma integral.

Foi através da Energisa que tivemos o aporte financeiro para custear todo o projeto que tem como objetivo capacitar todos os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do câncer infantil nos nove hospitais filantrópicos de Sergipe”, afirma.

Ao todo, serão capacitados 300 profissionais da equipe de saúde dos hospitais filantrópicos sobre os sinais do câncer infantojuvenil. Com essa capacitação, o objetivo é reduzir o tempo entre o diagnóstico, início do tratamento e controle da doença.

A diretora técnica e comercial da Energisa, Erika Ferrari, destacou a importância do projeto.

O GACC desenvolve um grande trabalho e a Energisa vem apoiar essa iniciativa de valorização da vida, pois esse diagnóstico precoce vai permitir o início mais rápido do tratamento. Esse projeto tem um papel muito importante para essas crianças e familiares”, ressalta.

Minutos Dourados

Além do projeto Estrela Guia, a Energisa também está apoiando o projeto Minutos Dourados que ainda será executado pelo GACC. O projeto tem por objetivo capacitar profissionais de diferentes especialidades da Rede de Atenção Básica à Saúde de Sergipe para a agilidade no atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico nos primeiros 60 minutos de febre contribuindo para a agilidade no tratamento. 

Ver matéria completa

Precisa de ajuda?

Não consegue encontrar a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
 

CANAIS DE ATENDIMENTO