Sergipe

Feira Viva Sergipe recebe tour virtual no estande da Energisa Feira Viva Sergipe recebe tour virtual no estande da Energisa

Publicada em: 17/07/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Feira Viva Sergipe recebe tour virtual do Espaço Energia com apoio da Energisa

De 16 a 20 de julho, a Energisa Sergipe marca presença na 2ª edição da Feira Viva Sergipe, evento promovido pelo Sebrae, que reúne cultura, turismo, pequenos negócios e sustentabilidade no Centro de Convenções AM Malls. A grande novidade este ano é a experiência virtual e imersiva do Espaço Energia no estande da Energisa. Os visitantes vão embarcar em um tour 100% digital que mistura tecnologia, educação e diversão para falar de um tema essencial: o consumo consciente de energia elétrica. A experiência é interativa e acessível a públicos de todas as idades.

A Energisa está apoiando mais uma vez a Feira Viva Sergipe por reconhecer a importância do evento para o desenvolvimento local. Quem visitar nosso estande vai vivenciar uma jornada lúdica e educativa pelo Espaço Energia, um dos atrativos turísticos mais importantes do estado”, afirma Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Além do tour, o público também poderá conhecer no estande um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Parque dos Falcões, referência na preservação de aves de rapina e parceiro da Energisa desde 2013. Localizado em Itabaiana, o parque realiza ações de educação ambiental em escolas e é o único centro da América do Sul dedicado à multiplicação e reabilitação dessas aves.



Um espaço para aprender e se encantar

Para quem quiser conhecer ao vivo, o Espaço Energia está localizado na Praça Theodorico Prado Montes, no bairro Farolândia, em Aracaju-SE, e e reúne 16 estações interativas que abordam temas como geração de energia, segurança elétrica, história da eletricidade e eficiência energética. Tudo isso por meio de equipamentos tecnológicos, experiências sensoriais e recursos de áudio e vídeo.

Entre os destaques estão:

  • Um planetário com projeção em 180º sobre o surgimento da energia no universo;

  • Um tour virtual por uma residência, com dicas práticas para reduzir o consumo de energia;

  • Um cinema 7D, que mostra o caminho da energia até nossas casas.

A participação da Energisa na Feira Viva Sergipe reafirma o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, o incentivo à educação energética e o fortalecimento da cultura local.
 

Ver matéria completa
Energisa apoia projeto do GACC para prevenção do câncer infantojuvenil Energisa apoia projeto do GACC para prevenção do câncer infantojuvenil

Publicada em: 15/01/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Energisa apoia projeto do GACC que contribui para a prevenção do câncer infantojuvenil

Capacitar profissionais de diversas especialidades de hospitais filantrópicos de Sergipe para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é o principal objetivo do projeto Estrela Guia realizado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC). O projeto conta com o apoio da Energisa por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) executado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para cada ano do triênio de 2023 a 2025 é de 7.930 casos. Atualmente, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O projeto Estrela Guia atua no diagnóstico precoce desses casos. Desde o mês de dezembro, profissionais de diversas áreas estão sendo capacitados para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Por meio da parceria com a Energisa, serão realizados treinamentos em nove hospitais filantrópicos localizados nos municípios de Aracaju, São Cristovão, Lagarto, Capela, Aquidabã e Itabaianinha ao longo de 2025.

A coordenadora do projeto no GACC, Noélia Andrade, destaca que por meio da doação da Energisa o projeto foi custeado de forma integral.

Foi através da Energisa que tivemos o aporte financeiro para custear todo o projeto que tem como objetivo capacitar todos os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do câncer infantil nos nove hospitais filantrópicos de Sergipe”, afirma.

Ao todo, serão capacitados 300 profissionais da equipe de saúde dos hospitais filantrópicos sobre os sinais do câncer infantojuvenil. Com essa capacitação, o objetivo é reduzir o tempo entre o diagnóstico, início do tratamento e controle da doença.

A diretora técnica e comercial da Energisa, Erika Ferrari, destacou a importância do projeto.

O GACC desenvolve um grande trabalho e a Energisa vem apoiar essa iniciativa de valorização da vida, pois esse diagnóstico precoce vai permitir o início mais rápido do tratamento. Esse projeto tem um papel muito importante para essas crianças e familiares”, ressalta.

Minutos Dourados

Além do projeto Estrela Guia, a Energisa também está apoiando o projeto Minutos Dourados que ainda será executado pelo GACC. O projeto tem por objetivo capacitar profissionais de diferentes especialidades da Rede de Atenção Básica à Saúde de Sergipe para a agilidade no atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico nos primeiros 60 minutos de febre contribuindo para a agilidade no tratamento. 

Ver matéria completa
Nova sede da Orquestra Jovem de Sergipe é inaugurada Nova sede da Orquestra Jovem de Sergipe é inaugurada

Publicada em: 03/01/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Nova sede da Orquestra Jovem de Sergipe é inaugurada

A Orquestra Jovem de Sergipe viveu um momento marcante no dia 11 de dezembro, com a inauguração de sua sede própria no Bairro Santa Maria, consolidando uma década de trabalho dedicado à transformação social por meio da música. O espaço foi projetado para oferecer melhores condições de aprendizado para crianças e jovens de bairros como Santa Maria e 17 de março, áreas de vulnerabilidade social na capital sergipana. Desde que foi criada, em 2014, a Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, apoiado pelo Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura.

A inauguração foi marcada por um emocionante concerto da Orquestra, que reuniu músicas populares, temas de filmes, canções natalinas, com a participação de músicos e intérpretes sergipanos.

Concerto de inauguração da nova sede


Para a Energisa é uma honra apoiar a Orquestra Jovem de Sergipe que há 10 anos tem mudado a realidade dessas crianças e adolescentes e impulsionado sonhos. Parabéns pelo trabalho social que vocês desenvolvem mudando a realidade de mais 600 crianças e jovens que já passaram por este projeto ao longo desses anos. Essa parceria com o Instituto Banese reafirma o nosso compromisso com a Sustentabilidade de trabalhar com e para a comunidade!”, afirma Roberto Currais, diretor-presidente da Energisa Sergipe.

O novo espaço proporciona mais liberdade e qualidade para as atividades realizadas pelos cerca de 260 jovens atendidos pelo projeto.

A sede própria reforça nossa identidade no bairro Santa Maria. Além disso, teremos mais liberdade para desempenhar nossas atividades. Sem falar na adequação acústica que nos proporcionará um salto em qualidade e aprendizado”, destacou o maestro Márcio Bonifácio durante a cerimônia

Para Hilana Alves, aluna de oboé, a inauguração representa uma nova fase.

A expectativa para essa nova sede é muito alta. Estou no projeto desde o início do naipe de sopros e esse ano está sendo muito especial. A nossa história alcançará todos os municípios de Sergipe e trará ainda mais benefícios para o projeto”, afirmou.

Uma década de transformação social

Desde 2014, a Orquestra Jovem de Sergipe tem levado a música clássica para crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e 17 de Março, oferecendo formação musical em instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização. O projeto não apenas desperta talentos, mas também promove valores como disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança, abrindo portas para a profissionalização.

A trajetória da Orquestra conta com uma série de apresentações ao lado de grandes nomes da música, como Vanessa da Mata, Erasmo Carlos e João Ventura, além de concertos realizados em diversas cidades de Sergipe.

Se você tem interesse em conhecer e participar do projeto, pode entrar em contato através do perfil da orquestra no Instagram @orquestrajovemdesergipe.

Ver matéria completa
Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável

Publicada em: 12/08/2024

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Sergipe

Uniformes doados pela Energisa viram moda sustentável

Quem vê um uniforme no corpo de um colaborador da Energisa não imagina as inúmeras transformações que ele pode receber quando deixa de ser utilizado. No quilombo Maloca, em Aracaju/SE, as mulheres da comunidade estão aprendendo a reutilizar esses uniformes para produzir novas roupas, bolsas, estojos e mais. Nas mãos dessas costureiras, eles viram uma tela para a criatividade, dão origem a novos modelos de roupas e geram uma renda extra para as famílias.  

A doação é parte de uma parceria entre a Energisa e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) que realiza o Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do governo federal que oferece cursos de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do país.

O projeto busca promover inclusão social, consumo consciente e geração de renda. A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, celebra a parceira e explica como os uniformes estão sendo transformados nas oficinas pelas mulheres quilombolas:

Essa parceria com a Energisa é fundamental, pois a gente entende que ninguém faz nada sozinho. Já levamos duas vezes essas doações para realizar a oficina no quilombo Sítio Alto, em Simão Dias. Elas já fizeram bermudas e vão aprender a fazer estojos com o restante do tecido para poder até comercializar. Elas já estão customizando com a retirada das informações dos uniformes e fazendo apliques e pinturas”, conta Ruth.

Maria Betânia da Silva Santos, uma das mulheres beneficiadas pelo projeto, participou da oficina de customização dos uniformes doados. Artesã desde 2016, ela customizou uma calça usando usa técnica favorita, a pintura em tecido.

Para despertar o que tem na gente, basta um empurrãozinho. Esse material tem nos ajudado demais. Reciclamos o que temos em mãos para fazer a nossa própria vestimenta”, afirma. 

Mulher segura calça com uma flor pintada à mão

A parceria foi firmada em maio deste ano e o objetivo é que a doação de uniforme aconteça de forma contínua.

O projeto promove a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, além de incentivar o consumo consciente. Essa é uma parceria que vem fortalecer ainda mais o nosso valor Sustentabilidade. O nosso objetivo é realizar essa doação contínua para o programa Mulheres Mil e contribuir com a inclusão social e geração de renda”, destaca Roberto Currais; diretor-presidente da Energisa Sergipe.

Em Paraíso do Tocantins, um projeto similar desenvolvido pela Apae também  transforma uniformes aposentados dos eletricistas da Energisa em ecobags sustentáveis, proporcionando renda extra para as mães de alunos da escola e promovendo a inclusão social.  Saiba mais sobre o projeto .

Esses projetos ilustram o poder das parcerias estratégicas no fortalecimento de comunidades vulneráveis. A transformação de materiais descartados em novas peças de vestuário e acessórios não só valoriza a criatividade e o talento das costureiras locais, mas também reforça o compromisso permanente da Energisa com a sustentabilidade e o desenvolvimento social.

Ver matéria completa

Precisa de ajuda?

Não consegue encontrar a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
 

CANAIS DE ATENDIMENTO