
11/09/25 - 2 minutos de leitura
Setor elétrico acelera digitalização: 94% dos atendimentos são digitais
Empresa tem como cultura a satisfação do cliente. Desde que iniciou seu processo de digitalização, houve redução de 59% de reclamações registradas

11/09/25 - 2 minutos de leitura
Setor elétrico acelera digitalização: 94% dos atendimentos são digitais
Empresa tem como cultura a satisfação do cliente. Desde que iniciou seu processo de digitalização, houve redução de 59% de reclamações registradas
O Grupo Energisa registra em 2025 um marco na transformação digital do relacionamento com seus clientes: mais de 94% dos atendimentos são realizados por canais digitais, como aplicativo Energisa On, site e WhatsApp (Gisa).
O impacto pode ser traduzido em resultados significativos: desde que iniciou seu processo de digitalização, houve redução de 59% de reclamações registradas, aumento de 51 pontos no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação do cliente nos canais, e elevação de 16 pontos percentuais no FCR (First Contact Resolution), índice que demonstra a capacidade de resolver demandas no primeiro contato.
O resultado reflete o investimento contínuo do grupo na reestruturação de jornadas e na ampliação do portfólio de serviços digitais, com foco em experiências mais simples, ágeis e resolutivas. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em consolidar uma cultura centrada no cliente, com suas necessidades no centro das decisões.
A digitalização vai muito além da eficiência. Ela simplifica a vida do cliente, resolve demandas logo no primeiro contato e reforça a confiança no nosso atendimento. Isso mostra que estamos no caminho certo: transformar clientes em fãs, com soluções que realmente fazem diferença no dia a dia”, afirma Danusa Correa, diretora de Gestão e Experiência do Cliente do Grupo Energisa.
A Energisa também tem se destacado em premiações nacionais do setor elétrico e internacionais de experiência do cliente. Em 2025, o grupo conquistou o pódio completo da ABRADEE na categoria “Avaliação do cliente”, com Energisa Paraíba em 1º lugar, a Energisa Sul-Sudeste em 2º e a Energisa Tocantins em 3º. No mesmo ano, a Energisa Paraíba tornou-se bicampeã do Prêmio ANEEL de Satisfação, consolidando sua posição como a melhor distribuidora de energia do Brasil. Além disso, o grupo ficou em 1ª lugar no Prêmio CX ClienteSA, sendo reconhecido como referência internacional em Gestão da Experiência do Cliente, concorrendo com empresas renomadas de outros segmentos no país.
Em celebração ao Dia do Cliente, em 15 de setembro, o Grupo Energisa realiza a Semana do Cliente 2025, uma mobilização nacional que envolve seus colaboradores com o objetivo de valorizar a relação com os consumidores e reforçar a importância da experiência de milhões de brasileiros atendidos pela empresa.
A Semana do Cliente é uma oportunidade de reconhecer que cada colaborador, em qualquer área, contribui para que essa experiência seja positiva. Nosso compromisso é transformar clientes em fãs, oferecendo soluções que realmente facilitam o dia a dia”, complementa Danusa.
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