Sustentabilidade

COP30

30/10/25 - 2 minutos de leitura

Energisa entra para o grupo das 25 empresas mais sustentáveis do Brasil em ranking ESG

Com avanços em descarbonização e programas sociais, companhia alcança a 23ª posição no Anuário Integridade ESG 2025 e reforça protagonismo na transição energética

Sustentabilidade

COP30

30/10/25 - 2 minutos de leitura

Energisa entra para o grupo das 25 empresas mais sustentáveis do Brasil em ranking ESG

Com avanços em descarbonização e programas sociais, companhia alcança a 23ª posição no Anuário Integridade ESG 2025 e reforça protagonismo na transição energética

Compartilhar

A Energisa passou a figurar entre as 25 empresas mais sustentáveis do Brasil, segundo o Anuário Integridade ESG 2025. O grupo conquistou a 23ª colocação na publicação, que avalia as práticas ambientais, sociais e de governança das maiores companhias do país — um avanço de 42 posições em apenas um ano no ranking geral das 100 companhias que mais se destacam na agenda ESG.

Entre as iniciativas de maior impacto está o desligamento de 20 usinas térmicas movidas a óleo diesel na Amazônia Legal, iniciativa que eliminou 195 MW de geração a combustíveis fósseis e evitou a emissão de 539 mil toneladas de CO₂ ao ano. Além de reduzir impactos ambientais, a mudança levou energia mais limpa a cerca de 460 mil consumidores da região, integrados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Queremos ser parte de uma transformação energética justa, que una inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo. Estar entre as 25 empresas mais sustentáveis do Brasil nos dá ainda mais energia para seguir avançando”, afirma Tatiana Feliciano, diretora de Sustentabilidade do Grupo Energisa. 

Em 2024, a Energisa investiu R$ 77,2 milhões em projetos de educação, cultura, empreendedorismo e inclusão produtiva, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Brasil. O Rio Pomba Valley, polo de formação em tecnologia na Zona da Mata mineira, é exemplo do alcance dessas ações: com índice de 70% de empregabilidade, o programa impulsiona o ecossistema de inovação e gera novas oportunidades para jovens e profissionais locais.

No contexto em que investidores, clientes e reguladores ampliam a atenção sobre as práticas ESG, o reconhecimento recebido pelo Grupo Energisa reforça que sua jornada, ancorada em inovação, sustentabilidade e cuidado com as pessoas, está em sintonia com as necessidades de hoje e preparada para os desafios de amanhã. 

Compartilhar

Últimas notícias

Entenda sua Conta de Energia
Comunidade
Comunidade
12/12/25 - 4 minutos de leitura

Entenda sua Conta de Energia

O que muda com a Reforma Tributária e como interpretar cada parte da sua fatura

Entenda sua Conta de Energia
Comunidade
Comunidade
12/12/25 - 4 minutos de leitura

Entenda sua Conta de Energia

O que muda com a Reforma Tributária e como interpretar cada parte da sua fatura

MIT e Energisa explicam como ampliar o acesso à energia no Brasil
120 Anos
120 Anos
11/12/25 - 1 minuto de leitura

MIT e Energisa explicam como ampliar o acesso à energia no Brasil

Integração entre gás natural e eletricidade é apontada como caminho para fortalecer a transição energética, ampliar a segurança do sistema e reduzir o peso da conta para as famílias brasileiras

MIT e Energisa explicam como ampliar o acesso à energia no Brasil
120 Anos
120 Anos
11/12/25 - 1 minuto de leitura

MIT e Energisa explicam como ampliar o acesso à energia no Brasil

Integração entre gás natural e eletricidade é apontada como caminho para fortalecer a transição energética, ampliar a segurança do sistema e reduzir o peso da conta para as famílias brasileiras

Prêmio Aberje
Energia que transforma
Energia que transforma
10/12/25 - 2 minutos de leitura

Energisa é destaque no Prêmio Aberje com a lâmpada influenciadora Luzi

Reconhecimento reforça a aposta da empresa em comunicação simples, humana e próxima do cliente

Prêmio Aberje
Energia que transforma
Energia que transforma
10/12/25 - 2 minutos de leitura

Energisa é destaque no Prêmio Aberje com a lâmpada influenciadora Luzi

Reconhecimento reforça a aposta da empresa em comunicação simples, humana e próxima do cliente