Notícias

Rio Pomba Valley recebe primeiro patrocínio financeiro Rio Pomba Valley recebe primeiro patrocínio financeiro

Publicada em: 25/09/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Rio Pomba Valley recebe primeiro patrocínio financeiro

O Rio Pomba Valley (RPV), hub de inovação, tecnologia e empreendedorismo, do Instituto Energisa, deu um passo inédito no início de setembro ao receber seu primeiro patrocínio financeiro. O apoio veio do Sicredi, que destinou R$170 mil para viabilizar a quarta turma do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Desde 2022, o RPV já matriculou mais de 3 mil alunos, com 117 já formados no técnico e mais de 750 certificações em cursos de curta e média duração foram emitidas.  

Esse patrocínio tem um peso simbólico muito grande. É o primeiro aporte financeiro direto que recebemos e representa não só recursos, mas um voto de confiança em um projeto tão importante para nós, como o Rio Pomba Valley”, avalia Eduardo Alves Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio. 

O aporte será destinado à formação de 40 alunos ao longo de um ano e meio e permitirá que o RPV amplie suas atividades, incluindo hackathons e cursos complementares. A iniciativa está alinhada à agenda ASG do Grupo Energisa, com foco em mobilidade social, igualdade de oportunidades e valorização regional. 

Entre as metas da companhia até 2026 está a promoção de uma cultura inclusiva e o fortalecimento da empregabilidade nos programas comunitários. O Rio Pomba Valley já materializa esse compromisso. A taxa média de inserção no mercado ultrapassa 70%, com parte dos alunos sendo absorvidos pelo próprio Grupo Energisa, um dos grandes empregadores da região. Além de gerar impacto social direto, o hub fomenta o desenvolvimento tecnológico e criativo na Zona da Mata, aproximando a comunidade por meio de iniciativas de qualificação e incentivo à economia criativa. 

Nossa presença em cada território que estamos deve ser catalisadora de desenvolvimento social, cultural e econômico. Muitos alunos encontram no Rio Pomba Valley a chance de transformar sua trajetória, ampliando perspectivas de futuro para suas famílias. Esse movimento de mobilidade social é um dos pilares do projeto e um compromisso para nós da Energisa”, completa o executivo.  

Novas turmas 

Com o apoio da Sicredi, teve início, nesta quarta-feira (03/09), o planejamento da próxima turma do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e de novas ações de promoção do projeto na região. A iniciativa é realizada em parceria com a Populos University, instituição que já colabora com o hub do Rio Pomba Valley em formações de Cibersegurança e outras áreas. 

Ao conhecer o objetivo do projeto, sua magnitude e o impacto que ele gera na sociedade, especialmente nas oportunidades criadas para os jovens, percebemos, o quanto ele transforma vidas. Por isso, quando fomos convidados a participar, aceitamos prontamente, com a certeza de que estaríamos ao lado de uma iniciativa que realmente faz diferença”, explicou Carlos Rogério Matuella, presidente da cooperativa Sicredi Botucaraí RS/MG. 

O Rio Pomba Valley busca transformar a Zona da Mata Mineira em um polo de inovação digital, criatividade e empreendedorismo. O programa conta ainda com parcerias estratégicas de instituições como FIEMG, SENAI, Amazon (AWS), RustCom, Populos, Microsoft e Sensedia. O Instituto Energisa possui sede em Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB). 

Ver matéria completa

Notícias

Festival Força, Luz e Arte promete transformar Cataguases Festival Força, Luz e Arte promete transformar Cataguases

Publicada em: 29/07/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Festival Força, Luz e Arte transforma Cataguases com cultura, memória e celebração da energia

De 5 a 9 de agosto, Cataguases se transformará em um grande palco de experiências culturais e sensoriais com o Festival Força, Luz e Arte. Patrocinado pela Energisa e com programação totalmente gratuita, o evento celebra a chegada da energia elétrica à cidade com uma agenda vibrante que une história, arte e transformação social. 

Instalações imersivas, espetáculos de teatro, dança, circo, cortejos, homenagens e shows musicais vão ocupar espaços simbólicos da cidade, como a Ponte Metálica, a Praça Rui Barbosa e o Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM). Tudo isso de forma acessível, inclusiva e com ações de sustentabilidade. 

O Festival é inspirado na chegada da luz elétrica em 1908, marco que impulsionou o desenvolvimento de Cataguases e segue sendo celebrado como símbolo de progresso e conexão entre passado, presente e futuro. 

Este festival representa o nosso compromisso com o desenvolvimento humano e cultural dos territórios onde atuamos. Acreditamos que investir em cultura é também iluminar possibilidades e fortalecer a identidade das comunidades, especialmente em cidades com tanta história e protagonismo como Cataguases”, destaca Delania Cavalcante, coordenadora de investimento cultural e social do Instituto Energisa. 

Iluminação simbólica e atrações para todos 

A abertura oficial acontece no dia 1º de agosto, com a inauguração da iluminação artística da Ponte Metálica, um gesto simbólico que remete aos primeiros dias da energia na cidade. 

Já no dia 5 de agosto, a partir das 8h30, o público confere a estreia da exposição sensorial “Força, Luz e Arte”, assinada pelo artista Marcelo X, no Centro Cultural Humberto Mauro. A mostra receberá visitações escolares ao longo do dia e ficará aberta ao público durante todo o mês. Às 9h, no mesmo local, acontece a apresentação da peça infantil “A Cigarra e a Formiga: Festa no Céu”, pela Cia. Riso Solto. 

Ao longo da semana, o CCHM receberá visitas guiadas e atividades especiais. Na quarta-feira (7/08), o espaço será palco de uma emocionante Noite de Homenagens a pessoas e instituições que mantêm viva a chama da cultura em Cataguases. 

O encerramento, no dia 9 de agosto, será na Praça Rui Barbosa com uma grande celebração popular. A programação começa às 9h da manhã com espetáculo circense e cortejo, além de barracas de artesanato, comidas típicas e a Tenda Escambo, onde o público poderá trocar alimentos por roupas e acessórios. 

No palco, as atrações musicais começam às 13h com a cantora Janaína Gentil. Em seguida, às 16h, show do Projeto “Canta, Canta Minha Gente” com Théo Bial e Analimar Ventapane. Para fechar com chave de ouro, às 19h30, apresentação da Big Band Cataguases com o cantor Pedro Luís. 

Cultura, afeto e transformação 

O Festival Força, Luz e Arte é uma iniciativa que reforça a atuação da Energisa na promoção da cultura como ferramenta de transformação social. O evento conta com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem como parceiros o Sicoob e a Fundação BAUMINAS, além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Cataguases. 

Ver matéria completa

Notícias

Vinte anos de viola, sabores e tradição no Festival de Piacatuba Vinte anos de viola, sabores e tradição no Festival de Piacatuba

Publicada em: 09/07/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Vinte anos de viola, sabores e tradição em Piacatuba com energia que valoriza a cultura

Prepare o paladar e o coração: de 23 a 27 de julho, o charmoso distrito de Piacatuba, em Leopoldina-MG, será novamente o cenário de um dos mais importantes encontros culturais da região. O Festival de Viola e Gastronomia celebra 20 anos de história, unindo a força da música de raiz aos sabores afetivos da culinária mineira, em uma programação que conecta arte, tradição e pertencimento. 

Mais do que um evento musical, o festival se consolidou como símbolo da identidade mineira. Ao longo de duas décadas, promoveu shows, oficinas, teatro, apresentações culturais e um circuito gastronômico que transforma toda a experiências.  

É um orgulho para a Energisa patrocinar mais uma edição do tradicional Festival de Piacatuba, que promove o desenvolvimento cultural, artístico e econômico da Zona da Mata mineira. Neste ano tão simbólico para todos nós, em que a companhia comemora seus 120 anos, reforçamos ainda mais o nosso compromisso com a cultura e com a comunidade”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio. 

Sons que tocam a alma 

Entre os momentos mais esperados da programação está a final do Concurso Nacional de Violeiros, marcada para o dia 25 de julho. Quinze finalistas de diferentes regiões do país sobem ao palco para disputar R$ 28 mil em prêmios, levando ao público a emoção da música de raiz em apresentações que misturam poesia, talento e tradição. 

Cada acorde entoado carrega séculos de história e a alma de um instrumento que resiste ao tempo, conectando gerações e reafirmando a importância da cultura popular brasileira. 

Sabores com afeto 

A culinária mineira também ganha protagonismo no Circuito Gastronômico, que reúne sabores típicos e releituras criativas em cardápios exclusivos assinados por restaurantes da região. Os visitantes poderão saborear pratos como tutu com linguiça, costelinha à pururuca, feijão tropeiro, massas artesanais, tilápia com temperos especiais e opções veganas. 

Participam desta edição os restaurantes Bê-A-Bá da Terezinha, Restaurante das Pedras, Restaurante Pesto e Quintal da Malu, que resgatam receitas com memória, servidas em ambientes acolhedores com aquele toque mineiro de hospitalidade. 

Cultura que transforma 

Apoiadora histórica do festival, a Energisa acredita na potência da cultura como ferramenta de transformação social e valorização de territórios. Patrocinar uma iniciativa como o Festival de Piacatuba é investir na identidade e no futuro das comunidades. 

O evento é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e conta com o patrocínio do Grupo Energisa e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Também tem o apoio da Prefeitura de Leopoldina, do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. 

A programação completa e o roteiro gastronômico estão disponíveis em: www.festivaldepiacatuba.com.br/o-festival  

Porque cultura também é energia. E há 20 anos, em Piacatuba, ela pulsa forte, viva e cheia de sabor. 

Ver matéria completa

Vídeos

Eficiência Energética no Posto da PM Rodoviária de Dona Euzébia-MG Eficiência Energética no Posto da PM Rodoviária de Dona Euzébia-MG

Publicada em: 08/07/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Programa de Eficiência Energética no Posto da Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia

Energisa Minas Rio entrega projeto de eficiência energética em cidade interiorana de Minas Gerais.
Ver vídeo

Vídeos

Dia D: Festa em Cataguases (MG) - Energisa 120 Anos Dia D: Festa em Cataguases (MG) - Energisa 120 Anos

Publicada em: 01/07/2025

 Categoria:

 120 Anos

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Dia D: Festa em Cataguases (MG) - Energisa 120 Anos

Dia da comemoração do aniversário de 120 anos do Grupo Energisa em uma das cidades onde tudo começou, Cataguases-MG.
Ver vídeo

Vídeos

Meu Primeiro Site 2024 Meu Primeiro Site 2024

Publicada em: 01/07/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Meu Primeiro Site 2024

Formatura do programa Meu Primeiro Site do Rio Pomba Valley em 2024
Ver vídeo

Vídeos

Desafio Full Stack Rio Pomba Valley Desafio Full Stack Rio Pomba Valley

Publicada em: 01/07/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Desafio Full Stack Rio Pomba Valley

Desafio Full Stack de 2024 promovido pelo Rio Pomba Valley para o desenvolvimento da criatividade, inovação, tecnologia e softs skills.
Ver vídeo

Notícias

Rio Pomba Valley abre 40 vagas para curso técnico gratuito Rio Pomba Valley abre 40 vagas para curso técnico gratuito

Publicada em: 12/06/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Rio Pomba Valley abre 40 vagas para curso técnico gratuito em Desenvolvimento de Sistemas

As inscrições para o curso técnico gratuito em Desenvolvimento de Sistemas estão abertas. A formação faz parte do ecossistema de inovação Rio Pomba Valley, iniciativa do Grupo Energisa por meio do Instituto Energisa, que busca promover educação de qualidade e impulsionar o desenvolvimento regional por meio da tecnologia. 

Ao todo, são 40 vagas gratuitas destinadas a moradores da Zona da Mata mineira. O curso será realizado em parceria com o SENAI Cataguases, com início previsto para 8 de setembro. A carga horária total é de 1.200 horas, distribuídas ao longo de um ano e meio, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. 

O Rio Pomba Valley mostra como o investimento em educação transforma vidas e fortalece nossa região. Capacitar jovens cria um futuro próspero e inovador, preparando a comunidade para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio. 

Quem pode se inscrever 

Para participar, é necessário: 

  • Ter mais de 16 anos; 

  • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio, em escola pública ou privada com bolsa; 

  • Ter renda familiar de até três salários-mínimos; 

  • Residir na Zona da Mata mineira; 

  • Ter disponibilidade para aulas presenciais em Cataguases. 

Os alunos que concluírem o curso receberão certificação reconhecida pelo mercado, emitida pelo SENAI. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho, pelo site do Instituto Energisa | Energisa

Saiba mais sobre o Rio Pomba Valley


 

Ver matéria completa

Notícias

Energisa apoia projeto para 200 crianças em Extrema (MG) Energisa apoia projeto para 200 crianças em Extrema (MG)

Publicada em: 29/04/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Arte e cultura no contraturno: Energisa apoia projeto para 200 crianças em Extrema (MG)

Imagina só sair da escola e continuar o dia brincando, dançando, criando e aprendendo? Para 200 crianças do ensino fundamental de escolas públicas em Extrema (MG), essa será a nova realidade. A cidade acaba de receber o Projeto Contraturno, que vai oferecer aulas gratuitas de capoeira, dança, artesanato, artes visuais e teatro para crianças de 6 a 10 anos. 

A iniciativa é patrocinada pela Energisa Sul-Sudeste, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Extrema. O objetivo é democratizar o acesso à arte e cultura nas comunidades e ainda garantir um ambiente seguro, acolhedor e educativo para os pequenos enquanto os pais estão no trabalho. 

Nosso compromisso vai muito além de fornecer energia elétrica. A Energisa participa do cotidiano das pessoas e atua em prol do desenvolvimento e transformação dessas localidades com iniciativas que impulsionam a economia, educação, informação, acesso à cultura e oportunidades de geração de emprego e renda. Estamos muito felizes em destinar esse valor para esse projeto que beneficiará a comunidade de Extrema e será um exemplo para outras regiões”, destaca José Adriano Mendes Silva, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste. 

Com um investimento de R$ 600 mil, o projeto será realizado nos bairros Vila Rica, Mantiqueira, Roseira e Tenentes. Cada associação local vai acolher grupos de até 25 crianças por turno, com atividades diárias conduzidas por uma equipe formada por cinco professores e oito monitores. Além das oficinas, os alunos receberão uniformes, alimentação e todo o suporte necessário para viver essa experiência com segurança e alegria. 

Para o prefeito de Extrema, Fabricio Bergamin, a iniciativa chega como um alívio para muitas famílias e um incentivo à educação integral. 

Isso é acolher, educar e proteger. Afinal, a maioria das famílias de Extrema trabalha e as crianças precisam ficar sozinhas no período em que não estão na escola. Agora, com essa iniciativa, elas sairão das aulas e ficarão bem cuidadas nas quadras e associações desses bairros. Nós só temos a agradecer à Energisa por investir nesse projeto.” 

Ver matéria completa

Notícias

Museu Energisa inova com ações de sustentabilidade e acessibilidade Museu Energisa inova com ações de sustentabilidade e acessibilidade

Publicada em: 21/03/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Museu Energisa inova com ações de sustentabilidade e acessibilidade em Cataguases-MG

O Museu Energisa deu início ao projeto "Energia que nos Move", uma ação educativa que visa ensinar a estudantes e professores das redes pública e particular de ensino sobre o uso eficiente da energia elétrica, com foco no combate ao desperdício e na preservação ambiental. O evento de lançamento foi realizado no Centro Cultural Humberto Mauro no último dia 18 de março. 

A iniciativa faz parte das comemorações pelos 120 anos do Grupo Energisa e tem como objetivo engajar a comunidade escolar em práticas sustentáveis. Rodolfo Pinheiro, diretor técnico da Energisa Minas Rio, destacou a importância do projeto: 

Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a educação nas regiões onde atuamos está mais forte do que nunca. Queremos transformar vidas e contribuir para um futuro mais próspero e sustentável, respeitando e valorizando o patrimônio das comunidades.” 

Uma Educação Sustentável para Todos 

O projeto "Energia que nos Move" é fruto de uma parceria entre o Museu Energisa, a Prefeitura de Cataguases, o Instituto Energisa e o Grupo Energisa. Ele atenderá alunos do ensino fundamental até o sétimo ano, com idades entre 6 e 15 anos, abrangendo mais de 30 escolas de Cataguases. Por meio da metodologia do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), o consumo de energia dos alunos será monitorado ao longo do tempo, incentivando uma mudança de hábitos em busca de uma convivência mais consciente com os recursos naturais.


As escolas interessadas em participar podem se inscrever para visitas guiadas ao museu, que acontecem nas terças e quintas-feiras, das 8h às 13h e das 14h às 17h30. O agendamento pode ser feito pelos números (32) 3429-6224 ou (32) 98489-2109. 

Acessibilidade Inovadora no Museu 

A partir de março, o Museu Energisa passa a oferecer uma experiência ainda mais inclusiva para os visitantes. Além das visitas guiadas, o espaço agora disponibiliza acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sendo o primeiro equipamento cultural de Cataguases a adotar essa medida. Isso permitirá que pessoas com deficiência auditiva possam desfrutar de todo o conteúdo sobre a história da energia elétrica na Zona da Mata Mineira. 


Com um total de cinco salas temáticas, o museu está equipado com tablets que oferecem audioguias e vídeos com interpretação em Libras, proporcionando uma imersão completa na história da eletricidade na região. A visita completa tem duração aproximada de 40 minutos e é conduzida por monitores especializados, como atores e arte-educadores. O público escolar será acompanhado por um monitor exclusivo, com uma abordagem lúdica que faz uma viagem no tempo, desde a fundação da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, em 1905, até os dias atuais. 

Sobre o Museu Energisa 

Com 40 anos de história, o Museu Energisa tem como missão preservar e divulgar a memória da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, que mais tarde deu origem ao Grupo Energisa. Sob a gestão da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e mantido pelo Grupo Energisa, o museu oferece uma experiência única, onde os visitantes podem explorar a história da eletricidade que chegou à Zona da Mata Mineira em 1908. 


Com entrada gratuita, o Museu Energisa está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h30. Instituições de ensino e grupos podem agendar visitas pelo e-mail museuenergisa@fojb.org.br ou pelo WhatsApp (32) 98412-1253. 

Esta é mais uma ação do Museu Energisa, que reafirma seu compromisso com a educação, a inclusão e a preservação da história da energia elétrica na região. 

Ver matéria completa