Minas Gerais

Festival Força, Luz e Arte promete transformar Cataguases Festival Força, Luz e Arte promete transformar Cataguases

Publicada em: 29/07/2025

 Categoria:

 Sustentabilidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Festival Força, Luz e Arte transforma Cataguases com cultura, memória e celebração da energia

De 5 a 9 de agosto, Cataguases se transformará em um grande palco de experiências culturais e sensoriais com o Festival Força, Luz e Arte. Patrocinado pela Energisa e com programação totalmente gratuita, o evento celebra a chegada da energia elétrica à cidade com uma agenda vibrante que une história, arte e transformação social. 

Instalações imersivas, espetáculos de teatro, dança, circo, cortejos, homenagens e shows musicais vão ocupar espaços simbólicos da cidade, como a Ponte Metálica, a Praça Rui Barbosa e o Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM). Tudo isso de forma acessível, inclusiva e com ações de sustentabilidade. 

O Festival é inspirado na chegada da luz elétrica em 1908, marco que impulsionou o desenvolvimento de Cataguases e segue sendo celebrado como símbolo de progresso e conexão entre passado, presente e futuro. 

Este festival representa o nosso compromisso com o desenvolvimento humano e cultural dos territórios onde atuamos. Acreditamos que investir em cultura é também iluminar possibilidades e fortalecer a identidade das comunidades, especialmente em cidades com tanta história e protagonismo como Cataguases”, destaca Delania Cavalcante, coordenadora de investimento cultural e social do Instituto Energisa. 

Iluminação simbólica e atrações para todos 

A abertura oficial acontece no dia 1º de agosto, com a inauguração da iluminação artística da Ponte Metálica, um gesto simbólico que remete aos primeiros dias da energia na cidade. 

Já no dia 5 de agosto, a partir das 8h30, o público confere a estreia da exposição sensorial “Força, Luz e Arte”, assinada pelo artista Marcelo X, no Centro Cultural Humberto Mauro. A mostra receberá visitações escolares ao longo do dia e ficará aberta ao público durante todo o mês. Às 9h, no mesmo local, acontece a apresentação da peça infantil “A Cigarra e a Formiga: Festa no Céu”, pela Cia. Riso Solto. 

Ao longo da semana, o CCHM receberá visitas guiadas e atividades especiais. Na quarta-feira (7/08), o espaço será palco de uma emocionante Noite de Homenagens a pessoas e instituições que mantêm viva a chama da cultura em Cataguases. 

O encerramento, no dia 9 de agosto, será na Praça Rui Barbosa com uma grande celebração popular. A programação começa às 9h da manhã com espetáculo circense e cortejo, além de barracas de artesanato, comidas típicas e a Tenda Escambo, onde o público poderá trocar alimentos por roupas e acessórios. 

No palco, as atrações musicais começam às 13h com a cantora Janaína Gentil. Em seguida, às 16h, show do Projeto “Canta, Canta Minha Gente” com Théo Bial e Analimar Ventapane. Para fechar com chave de ouro, às 19h30, apresentação da Big Band Cataguases com o cantor Pedro Luís. 

Cultura, afeto e transformação 

O Festival Força, Luz e Arte é uma iniciativa que reforça a atuação da Energisa na promoção da cultura como ferramenta de transformação social. O evento conta com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem como parceiros o Sicoob e a Fundação BAUMINAS, além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Cataguases. 

Ver matéria completa
Vinte anos de viola, sabores e tradição no Festival de Piacatuba Vinte anos de viola, sabores e tradição no Festival de Piacatuba

Publicada em: 09/07/2025

 Categoria:

 Comunidade

 Região: 

Região: 

Minas Gerais

Vinte anos de viola, sabores e tradição em Piacatuba com energia que valoriza a cultura

Prepare o paladar e o coração: de 23 a 27 de julho, o charmoso distrito de Piacatuba, em Leopoldina-MG, será novamente o cenário de um dos mais importantes encontros culturais da região. O Festival de Viola e Gastronomia celebra 20 anos de história, unindo a força da música de raiz aos sabores afetivos da culinária mineira, em uma programação que conecta arte, tradição e pertencimento. 

Mais do que um evento musical, o festival se consolidou como símbolo da identidade mineira. Ao longo de duas décadas, promoveu shows, oficinas, teatro, apresentações culturais e um circuito gastronômico que transforma toda a experiências.  

É um orgulho para a Energisa patrocinar mais uma edição do tradicional Festival de Piacatuba, que promove o desenvolvimento cultural, artístico e econômico da Zona da Mata mineira. Neste ano tão simbólico para todos nós, em que a companhia comemora seus 120 anos, reforçamos ainda mais o nosso compromisso com a cultura e com a comunidade”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio. 

Sons que tocam a alma 

Entre os momentos mais esperados da programação está a final do Concurso Nacional de Violeiros, marcada para o dia 25 de julho. Quinze finalistas de diferentes regiões do país sobem ao palco para disputar R$ 28 mil em prêmios, levando ao público a emoção da música de raiz em apresentações que misturam poesia, talento e tradição. 

Cada acorde entoado carrega séculos de história e a alma de um instrumento que resiste ao tempo, conectando gerações e reafirmando a importância da cultura popular brasileira. 

Sabores com afeto 

A culinária mineira também ganha protagonismo no Circuito Gastronômico, que reúne sabores típicos e releituras criativas em cardápios exclusivos assinados por restaurantes da região. Os visitantes poderão saborear pratos como tutu com linguiça, costelinha à pururuca, feijão tropeiro, massas artesanais, tilápia com temperos especiais e opções veganas. 

Participam desta edição os restaurantes Bê-A-Bá da Terezinha, Restaurante das Pedras, Restaurante Pesto e Quintal da Malu, que resgatam receitas com memória, servidas em ambientes acolhedores com aquele toque mineiro de hospitalidade. 

Cultura que transforma 

Apoiadora histórica do festival, a Energisa acredita na potência da cultura como ferramenta de transformação social e valorização de territórios. Patrocinar uma iniciativa como o Festival de Piacatuba é investir na identidade e no futuro das comunidades. 

O evento é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e conta com o patrocínio do Grupo Energisa e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Também tem o apoio da Prefeitura de Leopoldina, do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. 

A programação completa e o roteiro gastronômico estão disponíveis em: www.festivaldepiacatuba.com.br/o-festival  

Porque cultura também é energia. E há 20 anos, em Piacatuba, ela pulsa forte, viva e cheia de sabor. 

Ver matéria completa

Precisa de ajuda?

Não consegue encontrar a resposta que procura? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
 

CANAIS DE ATENDIMENTO